Classe HPE 25 inicia briga pelo título da Semana de Vela de Ilhabela

Com 21 barcos inscritos, a flotilha One Design mais numerosa do campeonato abre nesta quarta-feira (12) programação de dez regatas para a classe

Emoção na HPE 25 em Ilhabela – Foto: Marcos Méndez / SailStation

Ilhabela (SP) – A vontade de velejar para valer, contida desde o Campeonato Brasileiro, há um mês também em Ilhabela, será extravasada nesta quarta-feira (12) nas primeiras regatas com pontuação válida para a classe HPE 25 na 44ª Semana de Vela de Ilhabela (SVI). A flotilha de 21 barcos larga ao meio-dia para a primeira de dez provas previstas até sábado, sendo que podem ser dadas até três largadas por dia. No último domingo, a Regata Renato Frankenthal abriu o evento, com vitória do atual campeão, Ginga, mas não somou pontos para a SVI.

O número de inscritos é quase o mesmo do Brasileiro, disputado por 24 barcos, motivo de satisfação para os velejadores da classe. “Mesmo com a proximidade de data e mesmo local do Brasileiro, não esperávamos tão ampla adesão. Mostra que o grupo está realmente dedicado ao desenvolvimento da classe”, afirma o timoneiro do HPE 25 Pajero, Felipe Furquim. “O campeonato será equilibrado, sem um grande favorito. Ganhar em Ilhabela será consequência dos fatores de cada dia”, prevê o velejador. A flotilha reúne barcos de quatro cidades: lhabela, São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro.

A presença das embarcações da Represa Guarapiranga é exemplo de envolvimento dos velejadores de HPE 25 de outras cidades, além de Ilhabela. O gerente comercial da classe, Felipe Brito, será proeiro e responsável pelas velas (trimmer) no Sururu, com sede no Yacht Club Santo Amaro (YCSA). “A tripulação está com o barco há menos de um ano. O Brasileiro foi muito útil como aprimoramento e a tendência é de iniciarmos a SVI em um nível mais elevado”,

Regata de HPE 25 em Ilhabela – Foto: Marcos Méndez / SailStation

Os três primeiros colocados da SVI de 2016 estarão na raia para defender o pódio, respectivamente: Ginga, Takra e Dom, bronze também no Campeonato Brasileiro deste ano. O atual vice-campeão nacional, Fit to Fly, e o campeão da SVI de 2015, Bond Gir,l estão entre os candidatos ao pódio. A HPE 25 estreou em Ilhabela em 2002 e hoje a flotilha nacional da classe conta com 58 barcos, além de outros três em construção no Rio de Janeiro.

Campeões da HPE 25 na Semana de Vela de Ilhabela desde 2010

2016 – Ginga – Breno Chvaicer

2015 – Bond Girl – Rique Wanderley

2014 – Ginga

2013 – Ginga

2012 – Bond Girl

2011 – Atrevido – Robert Scheidt

2010 – Artemis – Felipe Whitaker

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo