Aprovado em 2ª votação projeto que amplia processos de tombamentos em MS

Dep. Amarildo Cruz (PT/MS) – Foto: Victor Chileno

A Assembleia Legislativa aprovou hoje (12) em 2ª votação, o projeto de lei de autoria do deputado estadual e 2º secretário, Amarildo Cruz (PT), que altera a Lei nº 3.522/08, que dispõe sobre a proteção do patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Mato Grosso do Sul. A proposta segue agora para a sanção do Governador do Estado, Reinaldo Azambuja.

Pela proposta, o processo de tombamento dos patrimônios poderá ser iniciado por meio de Decreto Legislativo Estadual, sem tirar a autonomia da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Esse projeto visa validar a competência do parlamento em iniciar o processo de tombamento histórico, artístico e cultural em nosso Estado. A autonomia da fundação será mantida. Sendo assim, a FCMS, por meio do corpo técnico qualificado que dispõe, continuará responsável pelo levantamento e estudos necessários para que um patrimônio seja tombado“, explicou o parlamentar.

O deputado Amarildo Cruz ressaltou que a atual legislação limita o andamento desses processos, deixando muitos bens históricos e culturais importantes sem o devido registro. “É lamentável que isso ocorra, pois Mato Grosso do Sul é um Estado rico em culturas, tradições e produtos que fazem parte da sua história. Quando um desses itens deixa de ser registrado, estamos negligenciando aspectos importantíssimos. É como se perdêssemos uma parte da identidade, deixando de mostrar essas riquezas para gerações futuras”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo