Tempestades e inundações deixam pelo menos 6 mortos no Japão

Carro passa por uma rodovia em Asakura, em Fukuoka, no Sudoeste do Japão, arrasada pelas tempestades na manhã desta quinta-feira (06/07) – Foto: Kazuhiro Nogi/AFP

Intensas tempestades estão deste terça-feira (04/07) atingindo o Sudoeste do Japão e já começam a provocar gigantescas inundações. Até o momento foram registradas a morte de seis pessoas e outras 20 encontram-se desaparecidas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, as províncias mais atingidas são Fukuoka e Oita, que tiveram em 24 horas chuvas equivalentes a 45 dias.

Equipes de emergência, bombeiros, policiais e soldados foram mobilizados e já iniciaram os trabalhos de busca e salvamento de pessoas que estão ‘ilhadas’. A prioridade é resgatar centenas de habitantes que ainda se encontram isolados.

Chuvas torrenciais continuam caindo sobre várias regiões do Japão, causando enxurradas que arrasam estradas, edificações, pontes e prédios públicos.

O porta-voz do Governo de Fukuoka, Yoshihide Suga, disse na manhã desta quinta-feira (06/07) em entrevista coletiva, que centenas de soldados foram mobilizados para resgatar moradores que permanecem ‘ilhados’. Todos estão sendo retirados de helicópteros.

Tempestades e inundações provocaram nesta quinta-feira (06/07) sérios danos na Hiramatsu Junior High School, em Asakura, no Sudoeste do Japão – Foto: Kazuhiro Nogi/AFP

Há registro de deslizamentos de terra em várias regiões do país. Testemunhas disseram que casas e estabelecimentos comerciais foram soterrados, mas que todos os moradores conseguiram sair a tempo.

Já o vice-primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, disse durante reunião ministerial, que a situação em várias províncias é gravíssima, principalmente porque ainda existem várias pessoas desaparecidas.

Nos encontramos em uma situação gravíssima. Ainda podem ocorrer deslizamentos e muitas pessoas continuam desaparecidas”, afirmou Taro Aso, na reunião ministerial.

Vista aérea da cidade de Asakura, em Fukuoka, no Sudoeste do Japão, após a passagem da tempestade e das inundações na manhã desta quinta-feira (06/07) – Foto: STR/Jiji Press/AFP

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, encontra-se em Bruxelas, capital da Bélgica, participando de uma reunião.

Uma fonte policial, que pediu para não ser identificada, disse que entre os 20 desaparecidos está uma criança de 9 anos, que pode ter sido arrastada pela correnteza que atingiu as províncias de Fujuoka e Oita, na Ilha de Kyushu, a 900 km de distância de Tóquio, capital do país.

Na semana passada um tufão atingiu a região, mas sem causar sérios danos. Os meteorologistas, no entanto, emitiram alerta de possíveis tempestades na mesma área.

Com informações das Agências AFP, EFE e NHK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo