Instituto NET Claro Embratel anuncia banda larga para 70 unidades escolares municipais e capacitação de professores da REME

Programa Educonex@o chega à cidade, promovendo a formação de professores de escolas municipais em novas tecnologias de ensino.

Secretária de Educação Ilza Mateus e diretor regional Claro Paulo Bernardi – Foto: Divulgação

Campo Grande (MS) – O Instituto NET Claro Embratel em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande e o Instituto Crescer anunciou, nesta quarta (05), o lançamento do programa Educonex@o, em Campo Grande, que forma e capacita os professores para o uso das atuais tecnologias digitais em sala de aula e que resultam em novas formas de ensinar e aprender.

Durante cerimônia que reuniu cerca de 80 professores e diretores de Escolas Municipais e Centros de Educação Infantis da Rede Municipal de Ensino, foi assinado um termo de cooperação entre o Instituto NET Claro Embratel e a Secretaria Municipal de Educação, garantindo a 70 unidades escolares a doação de pontos de internet banda larga e TV por assinatura. Eles serão instalados conforme viabilidade técnica de cada endereço, sendo assim, em Campo Grande, o programa contempla 44 Escolas Municipais e 26 Centros de Educação Infantil.

Paulo Bernardi, gerente da unidade residencial Claro Brasil, afirma que esse é apenas o início de uma parceria que tem tudo para dar certo. “Pretendemos trazer mais projetos a Campo Grande. O Instituto NET Claro Embratel pretende proporcionar mais acesso à educação e à tecnologia para uma sociedade mais justa e mais inclusiva”, explica.

Para Wanda Pereira, diretora regional da unidade residencial Claro Brasil, a empresa entende que sua atuação pode contribuir para um País melhor. “Em todo o Brasil, até agora, mais de 1400 professores foram formados, 38 mil alunos impactados, 1140 escolas públicas com serviços gratuitos em 36 cidades atendidas, em 13 estados. Proporcionar o aprimoramento dos professores da Rede Municipal de Campo Grande é um passo importante para a cidade, pois aproxima seus alunos do mundo digital”, afirma.

Wanda Pereira, diretora regional Claro Brasil – Foto: Divulgação

EDUCONEX@O EM CAMPO GRANDE

A inclusão tecnológica e o preparo dos professores da REME são também pontos de destaque para a Secretaria Municipal de Educação Ilza Mateus. “Essa parceria é muito importante. As crianças praticamente já nascem sabendo. Não podemos ficar para trás, precisamos estudar, nos preparar e por isso, precisamos de muita capacitação e de muitas tecnologias e parcerias para acompanharmos este ritmo acelerado”, explica.

Neste projeto, mais de 60 professores terão a oportunidade de aprender a utilizar tecnologias digitais em práticas pedagógicas como interpretação e produção de diferentes tipos de textos, incluindo apresentações de slides e materiais para blogs, totalizando uma carga horária de 80 horas (32h presenciais, 4h de palestras e 44h de interações online.

A Secretaria de Educação poderá ainda escolher três temas, entre os disponíveis no Guia Crescer em Rede, para serem trabalhados com os professores ao longo do curso, como Redes Sociais, Educação na Nuvem, StopMotion (técnica de animação fotograma a fotograma), BlockCAD (programa para a criação de modelos em 3D).

“A parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande reforça o investimento realizado em projetos alinhados com os pilares da nossa plataforma institucional: a educação, a cultura e a cidadania. Por meio do Educonex@o os professores têm oportunidade de ampliar o repertório educacional”, Wanda Pereira, Diretora Regional da Unidade Residencial da Claro Brasil.

Educadores da REME de Campo Grande (MS) – Foto: Divulgação

“A educação e a cidadania são os principais alicerces para o desenvolvimento da sociedade e a NET, Claro Embratel prestam serviços que contribuem diretamente na conquista deste resultado, além de serem empresas comprometidas com o avanço do Brasil. A nossa infraestrutura de redes conecta pessoas com o mundo todo, proporcionando o acesso ao conhecimento, que é um importante agente de transformação social”, explica Daniely Gomiero, Vice-Presidente de projetos do Instituto NET Claro Embratel e responsável pela área de responsabilidade corporativa da Claro Brasil.

Educonex@o é embasado nos 4 pilares da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura): aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Com abrangência nacional, o projeto está presente em 36 cidades e em 13 Estados. Entre os anos de 2011 e 2016, beneficiou mais de 1.030 escolas, 1.400 professores e 38.000 alunos.

Além do Educonex@o, o Instituto NET Claro Embratel possui outras iniciativas como Campus Mobile, Programa Dupla Escola, Naves do Conhecimento entre outros, que podem ser encontrados no Relatório Social de 2016 do Instituto: http://www.institutoclaro.org.br/relatorio2016/index.html.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo