Artesãos do Estado participam a partir de hoje da Feira Internacional do Artesanato de Olinda

Foto: Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS

Campo Grande (MS) – Artesãos de Mato Grosso do Sul estão expondo suas peças na Feira Internacional de Negócios do Artesanato de Olinda (Fenearte), que começa hoje e vai até 16 de julho, no Centro de Convenções em Olinda, Pernambuco. Trata-se da maior da América Latina no setor que, em sua última edição, atraiu um público de mais de 330 mil pessoas, ocupando uma área de 30 mil m², com mais de 800 espaços e recebeu 5 mil expositores vindos de todos os Estados brasileiros e de 51 países.

Os artistas que participam da Feira foram selecionados por meio de Edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. São eles: Cleber Ferreira de Brito; Indiana Antunes Marques de Araújo; Ana Vitorino da Silva Leodério e Cláudia Cristina Benites Veiga Castelão. As Entidades Representativas do Artesanato selecionadas são: Associação dos Produtores de Artesanato e Artistas Populares do MS (Proart/MS); União Estadual dos Artesãos de Mato Grosso do Sul (Uneart/MS); Associação de Microempreendedor Individual (AME) e Sindicato dos Artesãos de Mato Grosso do Sul (Sinart).

A inclusão das peças sul-mato-grossenses no evento acontece com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. A arte produzida no Estado ocupa um espaço coletivo de 35m². Está sob a responsabilidade da Fundação de Cultura o transporte das peças de artesanato de Campo Grande a Olinda e o retorno, desde que devidamente acondicionadas.

As peças de arte sul-mato-grossense participam durante os 11 dias de uma feira reconhecida internacionalmente, que contará com as mais surpreendentes criações artesanais do Brasil e do mundo. O objetivo é valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da Cadeia Produtiva do artesanato nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo