Policiais da Decon apreendem 6,5 toneladas de alimentos irregulares em MS

Foto: Decon/MS – Divulgação

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta quarta-feira (05/07), a informação de que policiais da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon), conseguiram apreender em três municípios do Estado, cerca de 6,5 toneladas de alimentos impróprios para o consumo humano.

De acordo com informações da Assessoria de Imprensa da Sejusp, a força-tarefa que possibilitou a apreensão dessas mercadorias (carnes e linguiças) aconteceu entre os dias 26 e 30 de junho, em açougues e supermercados que ficam localizados nas cidades de Caarapó, Rio Brilhante e Dourados. Após a apreensão, os produtos foram destruídos.

Além de policiais da Decon, também participaram da ação fiscais e funcionários da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), da Superintendência Federal de Agricultura em Mato Grosso do Sul, (SFA/MS) e das vigilâncias sanitárias do Estado e dos municípios.

Segundo o porta-voz do Decon, o principal objetivo da ação foi o de impedir a comercialização de produtos que estivessem estragados com a data de vencimento expirada, ou seja, impróprios para o consumo humano, conforme as exigências da legislação e normas sanitárias.

Entre as principais irregularidades encontradas pelos policiais e fiscais estavam o armazenamento inadequado dos alimentos, a temperatura em desconformidade com as normas sanitárias, a falta de registro de inspeção sanitária e, sobretudo, a origem dessas mercadorias, que podem ter sido obtidas em abates clandestinos, sem a devida higiene.

Em razão das ilegalidades encontradas pelos policiais da Decon e dos fiscais da Iagro, foram emitidos oito Boletins de Ocorrência (BO).

Com informações da Assessoria de Imprensa da SEJUSP/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo