Expopar 2017: abertura é marcada por homenagens aos pioneiros do setor agropecuário

Foto: Divulgação

Oportunidades de negócios, programação diversificada, com tecnologias agropecuárias e entretenimento para população, na semana em que a cidade de Paranaíba completa 160 anos de emancipação. Assim pode ser definida a 55ª Expopar – Exposição Agropecuária de Paranaíba e a 15ª edição da Expoleite que teve início no dia 28 de junho e prossegue até 9 de julho.

Durante a cerimônia de abertura, realizada no último sábado (1º), o diretor executivo do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Lucas Galvan, destacou a importância do setor produtivo para o município conhecido como “Princesa do Bolsão”, que é referência na produção de leite, florestas plantadas e cana-de-açúcar. “Parabenizamos a atuação do sindicato e toda diretoria, pelo comprometimento em desenvolver cada vez mais a atividade agropecuária. Os números produtivos da região comprovam o empreendedorismo dos produtores que buscam informação e conhecimento, para produzir com qualidade e sustentabilidade”, observou.

Galvan reforçou ainda a atuação do sindicato rural em demandar ações e projetos do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. “Em 2016, o município aderiu ao programa Agrinho MS e alcançou cinco mil alunos e 228 educadores, em 12 escolas da rede púbica. Além disso, os programas de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial nas vertentes de Leite e Horticultura transformaram a realidade produtiva de várias famílias, aumentando a capacidade de abastecimento em nosso Estado”.

Na avaliação do presidente do sindicato rural, Nilo Alves Ferraz, a trajetória da exposição e o desenvolvimento econômico local estão presentes na história da cidade que completa 160 anos, no dia 4 de julho. “O setor produtivo sempre trabalhou pelo crescimento da região e uma das melhores comprovações é nossa feira agropecuária, mantida pelos esforços conjuntos dos produtores rurais e parceiros. Este ano queremos homenagear um dos pioneiros desta caminhada, que foi Gastão Alves Ferreira, trabalhador incansável e pecuarista que firmou raízes em nosso município”, destacou.

Ferraz aproveitou a oportunidade para agradecer as ações dos poderes executivos e legislativos em prol do setor produtivo e apresentar demandas que ainda dificultam as atividades agropecuárias. “A diminuição da alíquota de ICMS para ‘boi em pé’ de 12% para 7% oferecerá fôlego nos negócios da pecuária de corte, e aumentará o fluxo comercial e a geração de renda para o Estado, por isso, gostaríamos que fosse avaliada a possibilidade de que o benefício se estenda aos produtores de leite, bem como o asfaltamento da MS 483, tendo em vista o escoamento da produção de soja e a cana-de-açúcar”, acrescentou o líder sindical.

Destaque do setor produtivo – A vice-governadora do Estado, Rose Modesto, lembrou que o desempenho do setor Agropecuário tem sustentado a economia de todo o país e que isso foi possível em razão de fatores importantes como a educação e responsabilidade social. “Mesmo enfrentando uma crise nacional delicada, Mato Grosso do Sul é um dos sete estados brasileiros que tem conseguido manter as finanças em equilíbrio. Isso se deve muito ao trabalho do setor rural em procurar soluções por uma melhor produtividade, bem como nas ações desenvolvidas em educação, capacitação profissional e promoção social’, enumerou.

O senador da República, Pedro Chaves, lembrou a participação ativa do setor leiteiro estadual que atualmente conta com 24 mil produtores, mas, que ainda enfrenta dificuldades em aumentar a performance produtiva. “A Expopar é uma oportunidade excelente para fomento de negócios e trocas de experiências, por isso, é fundamental unir esforços para atender as necessidades estruturais e logísticas dos produtores, impactando no aumento da produção e rentabilidade da atividade rural”.

Homenagens – Os filhos do pecuarista, Gastão Alves Ferreira, receberam a homenagem póstuma feita ao pai que faleceu em 2016 e foi liderança atuante no setor, em Paranaíba. Na ocasião, a diretora-secretária do Sistema Famasul e coordenadora educacional do Senar/MS, Terezinha Cândido de Souza, foi homenageada pelo sindicato, em razão das ações que a instituição desenvolve junto à comunidade.

Estiveram presentes na cerimônia, a diretoria do sindicato rural de Paranaíba e Costa Rica, bem como diversas lideranças do setor. Representando o poder legislativo: o presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi, os deputados estaduais Eduardo Rocha e Professor Rinaldo. Também esteve presente, o diretor-presidente da Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Enelvo Felini e os prefeitos de Paranaíba, Ronaldo Miziara e de Aparecida do Taboado, Robinho Samara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo