10 serviços mais contratados no primeiro semestre de 2017

Consultoria jurídica, nutricionista e aulas de dança fazem parte da lista.

Passeio com cães, o chamado ‘Dog Walkers’, é um dos serviços oferecidos – Foto: Divulgação

A crise econômica ainda apresenta efeitos na vida dos brasileiros. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), o desemprego teve uma leve queda em abril de 2017, porém, o primeiro trimestre do ano teve alta de 2,5%, em relação à 2016. Por isso, brasileiros têm buscado cada vez mais alternativas de renda como, por exemplo, atuar de forma autônoma. O trabalho informal tem crescido, mas alguns aplicativo GetNinjas, marketplace que conecta clientes a prestadores de serviço, listou os dez mais procurados nas mais de 3 mil cidades em que atua no país.

A plataforma engloba desde serviços de reformas a eventos, saúde e moda e beleza. O levantamento foi realizado com base nas procuras feitas no primeiro semestre deste ano para cada categoria disponível. Os serviços com maior taxa de procura foram, do mais procurado ao menos: Assistência técnica para celulares, Pedreiros, Buffet completo para eventos, Diaristas, Aulas de dança, Sapateiro, Nutricionista, Consultoria jurídica, Edição de áudio e vídeo e Revisão veicular. No total, foram mais de 230 mil pedidos recebidos, com destaque para as regiões Nordeste e Sudeste.

Cerca de 48% dos profissionais são liberais, 40% são microempreendedores individuais (MEI) e 12% possuem firma aberta. Esses dados confirmam que a informalidade tem contribuído para reinserção no mercado de trabalho, assim como dados revelados pela Pnad Contínua, de janeiro deste ano, que apontou aumento dos trabalhadores sem carteira assinada de 0,7%, para 10,147 milhões.

Ao mesmo tempo, a análise desses dados também vai de acordo com as expectativas do governo sobre a recuperação do mercado de serviços perante a economia. No dia 14 de junho, o ministro da Fazenda Henrique Meirelles declarou em seu Twitter que “serviços eram o único componente negativo do PIB no 1º trimestre. Resultado de abril mostra reação deste setor”. Embora o destaque tenha sido de transportes, os dados do aplicativo mostram a mesma observação feita por Meirelles. “Os efeitos de uma recessão tão forte quanto a dos últimos anos não desaparecem do dia para a noite”, explica o ministro.

As soluções no mundo digital, como marketplaces de serviços, contribuem para aumentar as chances de profissionais encontrarem novos clientes. Independentemente de ser um serviço que requer especialização, como um mecânico de automóveis ou uma consultoria jurídica, assim como a terceirização de uma atividade que o próprio cliente poderia fazer como limpar a casa, fazer as unhas ou passear com seus cães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo