Para uma carreira de sucesso é preciso planejamento

Profissional de recursos humanos recomenda ter um bom planejamento de carreira e foco em estratégias que melhor posicionem o profissional no mercado de trabalho

Planejar é preciso e, assim como tudo na vida, a área profissional também deve ser pensada estrategicamente para que o sucesso e a satisfação pessoal sejam alcançados. Estar preparado para buscar os melhores resultados é fundamental para aproveitar o caminho escolhido.

Mesmo para quem não pensa em cursar uma faculdade no momento, existem outros meios de capacitação, como os cursos técnicos profissionalizantes. Mas, antes de dar este primeiro passo é preciso analisar o mercado de trabalho e como está o cenário da profissão desejada.

Segundo a assistente de Recursos Humanos, Paula Passos Brum, os cursos técnicos ajudam o profissional a se destacar no mercado. “Hoje em dia quanto mais capacitação maior é a chance do profissional crescer dentro de uma empresa, a concorrência cresce cada vez mais, e sai na frente aquele que for mais qualificado. Em um planejamento de carreira é importante procurar se especializar dentro do segmento escolhido desde o início”, ressalta.

Atualmente o SENAC é uma instituição que orienta o aluno para um planejamento de carreira. O profissional que deseja seguir na área de marketing, por exemplo, e não pode fazer uma faculdade, existem cursos técnicos do SENAC específicos para o setor de comunicação.

Quando a carreira é planejada no presente e no futuro, as oportunidades que surgem são melhores aproveitadas e a estabilidade no mercado é certa. É preciso focar na ampliação do conhecimento e consequentemente garantir um bom cargo e um bom salário.

Crie estratégias para um bom desenvolvimento profissional

É preciso definir uma direção a seguir, esse processo deve ser feito com base na própria visão de mercado já apurada anteriormente, traçando missões e respeitando valores e códigos de ética, que são o suporte para que futuramente tudo saia como planejado.

“É necessário traçar metas reais e possíveis, por mais que elas pareçam extremamente difíceis de serem alcançadas. Alinhar os interesses da empresa com os dos funcionários, deixar claro quais serão as oportunidades oferecidas dentro da empresa e investir em cursos, palestras e etc.”, explica Paula.

Analisar profundamente o ambiente externo da profissão, seja no amplo mercado ou dentro da empresa em que trabalha. Após todo processo de planejamento o profissional deve buscar aprimorar seu conhecimento para que possa se expandir na área de atuação e assim se destacar.

Ou seja, é preciso ter um plano de ação claro, que possa guiar o profissional a como fazer e quanto custará o investimento. Atualmente o mercado busca pessoas cada vez mais capacitados, portanto quanto mais diferenciais o profissional possui mais bem visto ele é no mercado de trabalho e é por meio dos cursos profissionalizantes do SENAC que a instituição busca qualificar da melhor maneira o profissional para diversas áreas de atuação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo