Prevenção em saúde bucal é evidenciada em ação com o Instituto Gabriel Medina

Crédito: Aleko Stergiou/IGM

A promoção da saúde pelo atendimento odontológico extrapolou as paredes do Instituto Gabriel Medina (IGM), na Praia de Maresias, em São Sebastião. Atletas da instituição, que já contam com um trabalho de prevenção e tratamento bucal, serviram de exemplos para uma ação feita nas escolas públicas na comunidade local, na última sexta-feira (23). O projeto “Sorriso campeão e Solidário” foi uma parceria com o Instituto Horliana e atendeu cerca de 650 alunos da rede municipal, com a disseminação de informação e educação preventiva, bem como a doação de kits de higiene bucal, oferecidos pela Colgate.

Atletas do IGM acompanharam os profissionais da área odontológica e encantaram as também crianças que foram atendidas. “Foi legal participar, poder ajudar de alguma forma”, disse Sophia Medina. “Realizamos palestras, com a interação dos atletas do IGM, somamos força ao trabalho que já feito nas escolas e é bem bonito. Essa iniciativa transcende a ação do IGM em si, levando esse apoio à comunidade”, falou o idealizador do projeto, Ricardo Horliana.

Na iniciativa, ele teve o importante apoio dos também dentistas Renato dos Santos Mahnke, o “Bato”, Wagner Nascimento, uma parte da equipe da Clínica Santo Sorriso, além do apoio de duas auxiliares de saúde bucal da rede pública municipal de saúde, a Joelma e a Andréa.

Crédito: Aleko Stergiou/IGM

Emocionado com o resultado conquistado e, sobretudo, pelo engajamento das crianças do IGM, Horliana explicou que esse foi o primeiro passo com as escolas e uma nova ação será feita em outubro. “Com mais voluntários. Foram vários momentos de emoção. O sentimento é de agradecimento. Por meio do IGM, estamos realizando um sonho antigo. Caminhamos assim, fazendo o bem a todos”, vibrou Horliana.

Para ele, o projeto tem um significado especial, pessoal e abrangente. “Conseguimos retribuir o que recebemos na vida. O que Maresias sempre ofereceu para nós, saúde, bem-estar, qualidade de vida. Poder voltar para Maresias e realizar uma ação com crianças, seres em formação, em crescimento, fazer com que tenham promoção da saúde pela boca, foi maravilhoso”, afirmou.

“Eu não tive essa oportunidade quando era pequeno, de ter essa educação e orientação preventiva, por incrível que possa parecer. E eu tinha uma história com doenças bucais, com cárie. E isso me influenciou a escolher a profissão. Qualquer um pode fazer a diferença no que faz”, confessou. “Então, quando você faz uma ação como essa e vê o sorriso das crianças e a oportunidade de prevenir as doenças, é maravilhoso. Você trabalhando a prevenção vai fazer com que ela continue saudável”, argumentou.

Crédito: Aleko Stergiou/IGM

Ainda sobre a ação nas escolas públicas, Horliana ressaltou a importância da entrega do kit de higiene bucal da Colgate. “Há um significado muito grande para essas crianças. Soubemos de muitas que não têm escovas em casa e passa a ser da família”, revelou. “Os custos de um tratamento são altos. Se você atende a população carente, o melhor a ser feito é a prevenção. Manter o sorriso saudável é demais”, concluiu.

SÁBADO NO IGM – Depois da importante atividade da sexta-feira, este sábado foi a vez do trabalho de prevenção e tratamento com os próprios atletas do IGM com o projeto Sorriso Saudável, Futuro Campeão, iniciado em abril. Divididos em duas turmas, os surfistas foram atendidos, inicialmente com uma palestra sobre a importância da prevenção e da escovação.

Depois, passaram por consulta e tiveram uma aula prática de como escovar os dentes corretamente, além de tratamento nos casos necessários. Vários atletas foram acompanhados pelos pais, que também puderam aprender sobre a técnica de escovação e falar com os dentistas sobre prevenção ou mesmo eventuais tratamentos.

Crédito: Aleko Stergiou/IGM

Para o sucesso da iniciativa, tanto no IGM quanto nas escolas, o Instituto Horliana contou com a parceria da Clínica Santo Sorriso, do Instituto Quallis Odontologia (ambos de Santos), da Clínica Mahnke Odontologia, do Hotel Delta Maresias (ambos de Maresias) e apoios da Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas – APCD, da Dental Cremer e da Colgate-Palmolive.

Com as atividades iniciadas no dia 1º de fevereiro, o IGM é o sonho realizado do primeiro brasileiro campeão mundial de surf, que quis retribuir ao esporte um pouco do que ele ganhou. A primeira turma atende com até 16 anos, na sede instalada na Praia de Maresias, exatamente onde Gabriel Medina aprendeu a surfar quando criança.

A proposta é garantir a mesma estrutura que o ídolo do surf conta e, além do surf, os atletas contam com treinos físicos, natação, inglês, tecnologia, alimentação, além do atendimento médico e odontológico, e ainda ações extras como apneia e media training.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo