Deslizamento de terra deixa 5 mortos e 42 feridos no sudoeste da China

Equipes de resgate trabalham arduamente em busca de sobreviventes – Foto: Zheng Lei/Xinhua

Um deslizamento de terra ocorrido na manhã deste sábado (24/06), por volta das 06h05min (horário local), próximo a Província de Sichuan, no Sudoeste da China, causou a morte de pelo menos cinco pessoas e deixou outras 42 feridas. As causas do incidente ainda são desconhecidas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, equipes de resgate foram mobilizadas e elas contam com a ajuda de policiais e bombeiros.

As autoridades locais informaram agora a pouco que cerca de 120 pessoas ainda permanecem desparecidas e que as buscas por sobreviventes prosseguem.

Os feridos estão sendo socorridos e encaminhados a hospitais da região. Já os corpos das vítimas fatais foram resgatados e levados para o necrotério destes hospitais.

Autoridades do Condado de Maoxian, onde fica localizado Sichuan, disseram que o deslizamento ocorreu depois que a parte alta de uma montanha desmoronou sobre a Aldeia de Xinmo, soterrando casas e estabelecimentos comerciais.

Deslizamento de terra em Sichuan deixou mortos, feridos e desaparecidos na manhã deste sábado (24/06) – Foto: Reuters

O desmoronamento aproximadamente cerca de 62 casas e dois estabelecimentos comerciais, além de ter afetado 2 km do curso de um rio que ‘corta’ a aldeia. Cerca de 1.600 metros de estrada também foram soterrados por terra e rochas.

Segundo informações da Agência Xinhua chove forte na região, podendo ser esta uma das principais causas da tragédia.

Equipes de resgate conseguiram resgatar com vida três pessoas de uma mesma família, e que estavam soterrados. As vítimas foram socorridas aparentemente com ferimentos leves e encaminhadas às pressas a um hospital da região.

Militares chineses e socorristas buscam por sobreviventes no Sudoeste da China – Foto: STR/AFP

O porta-voz do governo local, Tang Limin, disse em entrevista à Agência Xinhua, que cerca de mil pessoas trabalham nas equipes de busca e salvamento, e que elas contam com a ajuda de máquinas pesadas, como retroescavadeiras e tratores, além de equipamentos que detectam vida sob escombros e terra.

Militares do Exército Chinês também estão ajudando as equipes de resgate. Imagens da TV estatal chinesa mostram soldados resgatando moradores que foram soterrados.

O presidente da China, Xi Jinping, determinou que todos os esforços sejam realizados para resgatar possíveis sobreviventes. Helicópteros das Forças Armadas foram disponibilizados as equipes de resgate.

O Serviço de Meteorologia da China informou que nesta época do ano os temporais são constantes no país, e que as chuvas costumam ser torrenciais.

Há relatos de que nas províncias de Hunan e Hubei estão ocorrendo inundações, e que existem famílias desabrigadas.

Com informações das Agências Xinhua, Reuters e AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo