PMA autua e multa fazendeiro por danos ambientais em Sidrolândia (MS)

Foto: PMA/MS – Divulgação

A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta sexta-feira (09/06), a informação de que policiais da corporação flagraram na zona rural de Sidrolândia, a 64 km de distância de Campo Grande, capital do Estado, danos ambientais em uma fazenda. O proprietário foi autuado e multado em R$ 10 mil.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu na manhã desta quinta-feira (08/06), por volta das 09h35min (horário de MS), durante uma fiscalização de rotina.

Segundo os dados que constam no Auto de Infração (AI), os quais foram repassados à imprensa, os policiais militares ambientais faziam uma vistoria na região quando avistaram em uma propriedade rural uma valeta de aproximadamente 243 metros de comprimento, por 1,5 metros de largura e 1 metro de profundidade, a qual estava servindo para drenagem de águas pluviais.

Os policiais ambientais foram ao local e solicitaram ao proprietário da fazenda, a autorização ambiental do órgão ambiental competente, neste caso do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), permitindo que ele construísse valetas para drenar água pluvial.

Diante da negativa do dono da fazenda, os policiais militares ambientais decidiram autuar administrativamente o infrator, e multá-lo em R$ 10 mil.

Os policiais constataram que as águas que estavam sendo drenadas seriam descarregadas em uma área de várzea, o que provocaria mais danos ambientais na área.

O fazendeiro, que não teve a identidade divulgada, foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado por crime ambiental, de construir obras e serviço potencialmente poluidores sem a devida autorização de um órgão ambiental competente.

Caso venha a ser condenado pela Justiça, o infrator poderá pegar uma pena que varia de 3 a 6 meses de prisão.

A área foi interditada e todas as atividades foram suspensas por tempo intederminado. O proprietário da fazenda foi notificado a apresentar no IMASUL um Plano de Recuperação de Áreas Degradas e Alteradas (Prada).

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo