Atentado a bomba mata cerca de 30 pessoas em Karbala, no Iraque

Bombeiros tentam controlar um incêndio provocado pela explosão de uma tentado terrorista em Karbala, no Iraque – Foto: Stringer/Reuters

Um atentado terrorista ocorrido na manhã desta sexta-feira (09/06) em Karbala, Região Central do Iraque, causou a morte de pelo menos 30 pessoas e deixou outras 35 feridas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o atentado foi cometido por uma mulher, que trazia os explosivos atado ao próprio corpo, como um cinturão.

O Estado Islâmico (EI) já assumiu a autoria do ataque, que teve como alvo a comunidade xiita do país. Até o momento, o grupo radical sunita tem assumido a autoria da maioria dos ataques ocorridos no Iraque, incluindo os três últimos ocorridos em 30 de maio deste ano em Bagdá e Hit, no Oeste do país, e que causaram a morte de aproximadamente 40 pessoas.

Os atentados cometidos pelo Estado Islâmico ocorrem no momento em que os extremistas perdem terreno, principalmente em Mossul, no Norte do país, onde as forças de segurança iraquianas avançam, ocupando imensas áreas.

Analistas internacionais ouvidos pela equipe de reportagem afirmam que os atentados cometidos pelo Estado Islâmico ocorrem também no período do Ramadã, mês do jejum do Islã, sagrado pela maioria dos mulçumanos.

Os ataques geralmente ocorrem em locais públicos, onde haja um grande número de pessoas, com o objetivo de fazer o maior número possível de vítimas.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo