Expomara 2017: Senar/MS leva capacitação e informação para a feira agropecuária

Oficina busca resgatar a profissão de campeiro no MS.

Foto: Divulgação

A partir desta quarta-feira (07), o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – vai promover quatro capacitações durante a 49ª edição da Expomara – Exposição Agropecuária de Maracaju. O pontapé inicial é o Workshop de Bonecas de Pano. Na quinta-feira (08) será a vez do Artesanato em Palha do Milho, e na sexta-feira (09) vai acontecer uma oficina de Cultivo de Orquídeas.  As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas no Sindicato Rural de Maracaju.

Já no sábado (10) o Senar/MS promove a oficina de Noções sobre Confecção de Tralhas para Cabeça de Equinos. O evento vai preparar os alunos na elaboração das peças utilizadas no dia a dia do trabalhador rural com os animais: cabeçada, cabresto e rédeas. “Nosso objetivo é fazer um resgate a profissão de campeiro que hoje está em declínio. Antes, o trabalhador do campo aprendia desde cedo o trabalho na propriedade rural, o trato dos animais e a produzir suas próprias ferramentas.  Atualmente, o jovem já busca oportunidade na cidade fazendo com que esse ofício desapareça”, explica o instrutor do Senar/MS, João Soares Rodrigues.

Enquanto que, no passado, o couro era a matéria-prima da tralha, hoje, o material sintético é que dá origem as peças. A oficina vai compor materiais produzidos com fios de polipropileno, de maior durabilidade, resistência e com preço mais acessível. “Na oficina vamos ensinar os detalhes, as tranças, arremates, pregas até o acabamento das peças. Mais do que a própria confecção, a manutenção é muito importante para o trabalho do campeiro. O peão mesmo pode dar conta da peça sem precisar se deslocar até a cidade para adquirir uma. Além de não parar o trabalho, ele reduz em 20% o gasto com esses materiais”, complementa.

De acordo com o instrutor o polipropileno garante praticidade, pois a peça pode ser finalizada no mesmo dia, enquanto que o couro demora, pelo menos, 30 dias para ficar pronto, após vários processos de curtição. “Além de todas essas vantagens, a tralha com material sintético promove o bem-estar animal. A tralha fica mais confortável e se molda conforme os movimentos do equino”, destaca o instrutor.

Programa Agrinho – as ações do Senar/MS na Expomara 2017 vão além das oficinas. Como Maracaju é um dos municípios participantes desta iniciativa haverá entre quarta e sexta-feira um circuito de palestras, no Clube de Laço Acatama, sobre o tema “Vantagens de Permanecer na Escola”.

O objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho. As atividades se desenvolvem por meio de programas educativos aplicados juntos aos estudantes em parcerias com escolas públicas participantes do Agrinho, e com voluntários dispostos a compartilhar suas experiências e conhecimentos.

Sobre a Expomara 2017 – A Exposição de Maracaju acontece de 6 a 11 de junho no Parque de Exposições de Maracaju. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Juliano Schmaedecke, a feira está pronta para receber o público, “preparamos uma linda exposição para toda a população, com ampla grade de programação e entrada gratuita, convidamos toda a população para prestigiarem a Expomara 2017”, frisa o presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo