Em dia de campo, vice-presidente do Sistema Famasul destaca desenvolvimento sustentável de Bonito

O evento apresentou a Vitrine Hortifrúti Sustentável, do Senar/MS, unindo o campo e a cidade

Foto: Divulgação

“Este dia de campo representa tudo o que o Sistema Famasul acredita em termos de informação e conexão. Ao trazermos o projeto Vitrine Hortifrúti Sustentável, iniciativa desenvolvida pelo Senar/MS, conseguimos mostrar que o nosso setor ultrapassa as porteiras e atinge o meio urbano”. A afirmação foi feita vice-presidente da Federação, Nilton Pickler, durante o Dia de Campo realizado nesta terça-feira (06), em Bonito/MS.

Promovido pelo sindicato rural do município e pelo Senar/MS o evento tecnológico contou com a realização de palestras ministradas pela equipe de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial, divididas nos seguintes temas: horta implantada direto no solo (estação 1), produção em materiais recicláveis (estação 2) e produção de hortaliças (estação 3).

“É motivo de orgulho para a nossa instituição unir o campo e a cidade e mostrar que é possível integrar e compartilhar conhecimento. Nesta iniciativa o produtor poderá saber como funciona cultivos de plantas medicinais e alimentares, acondicionadas em espaços recicláveis como pneus, latas, garrafas, entre outros”, acrescentou Pickler que enfatizou a produção de soja, milho e pecuária da localidade. “A cidade é o celeiro da preservação ambiental, ao mesmo tempo, acolhe o 18º rebanho de Mato Grosso do Sul”.

A projeção dos organizadores é que cerca de 200 pessoas participaram do evento, cuja finalidade é apresentar iniciativas para cultivos de plantas medicinais e alimentares, acondicionadas em espaços recicláveis como pneus, latas, garrafas, pallets, entre outros.

Na avaliação da presidente do sindicato rural, Elza Maria Trevelin, o evento tem a finalidade de promover o resgate de conhecimentos sobre a utilização de plantas medicinais. “Apresentamos demonstrações de várias espécies. Muitas crianças e jovens não sabem sobre as propriedades curativas de algumas espécies, ou mesmo, que é possível ter uma horta, utilizando materiais recicláveis. Nosso objetivo é ‘plantar’ a semente do conhecimento agora, para obtermos resultados no futuro”, observa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo