Mais de 350 pessoas prestigiam Encontro Jovens da Agropecuária em Três Lagoas

Foto: Divulgação

O Encontro Jovens da Agropecuária, promovido pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, pelo MNP – Movimento Nacional dos Produtores e Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, demonstra, a cada edição, o interesse do público jovem em conhecer melhor o setor produtivo e se inteirar das ações realizadas em prol do desenvolvimento regional e nacional. Até o momento, os eventos totalizaram mais de mil participantes, formado por universitários, pesquisadores, profissionais do setor e lideranças institucionais.

Prova disso, foi que a edição realizada em Três Lagoas, no último dia 31 de maio, reuniu 350 pessoas do município e região. Na pauta do evento, palestras com lideranças agropecuárias como André Bartocci (diretor do Sistema Famasul), Marco Garcia (presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas) e Rafael Gratão (presidente do MNP). Além disso, a presença de José Luiz Tejon provocando o público com o seguinte tema: “O Jovem e o Agronegócio – O que eu tenho a ver com isso?”.

Segundo o diretor executivo do Sistema Famasul, Lucas Galvan, a iniciativa de promover um evento voltado ao público jovem é fundamental para identificar e formar lideranças que em futuro próximo tocarão as atividades do agronegócio regional e nacional. “Estamos satisfeitos em participar de um encontro como este e apresentar o trabalho desenvolvido pelo sistema sindical em prol do setor rural. Temos um cenário econômico nacional de muitas incertezas e precisamos aprender a nos comunicar, por isso lanço um desafio; conheçam, pesquisem e busquem o máximo de conhecimento sobre as instituições que os representam”, reforça.

Celeiro de Ideias – o presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Marco Garcia, destacou que a iniciativa é oportuna em promover conhecimento, educação e contatos profissionais a um público que está prestes a entrar no mercado de trabalho. “A adesão do público aqui presente nos demonstra que estamos no caminho certo e por isso, temos que aproveitar a oportunidade para desenvolver nossa sucessão de líderes. Tanto que fizemos a proposta de criação do sindicato rural jovem aqui na região”, revela.

Na avaliação da liderança jovem, Stéphanie Ferreira, que mobilizou o Encontro no município, o sistema institucional sul-mato-grossense está oferecendo uma condição diferenciada aos jovens que têm interesse de atuar e participar do setor agropecuário. “A primeira oportunidade foi concedida pelo Sistema Famasul de apoiar iniciativas como Famasul e CNA Jovem e este encontro realizado anteriormente em Campo Grande e Dourados. Agora recebemos o desafio da diretoria aqui de Três Lagoas de formar um grupo jovem que está se preparando para assumir responsabilidades importantes e que contribuirão para o desenvolvimento da atividade no Estado”, pontua.

Um dos palestrantes mais esperados foi o jornalista e doutor em Pedagogia, José Luiz Tejon Megido, que reforçou a responsabilidade do público jovem em contribuir para o desenvolvimento da economia brasileira. “É importante que as novas gerações percebam a oportunidade oferecida pelo agronegócio, pois, o novo momento do setor chega como uma onda gigantesca de digitalização que necessitará de profissionais para atuarem com inteligência digital. Isso significa acompanhar as atualizações constantes e aproveitar todas as oportunidades de capacitação”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo