Expotrês 2017: Ações do Senar/MS levam informação, saúde e qualidade de vida a Três Lagoas

Foto: Divulgação

Mais de 300 pessoas participaram do Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural no Posto de Saúde do Distrito de Arapuá, em Três Lagoas. A ação é uma iniciativa do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que contou com a parceria do sindicato rural, secretaria municipal de Saúde e SBU/MS – Sociedade Brasileira de Urologia.

“Pelas dificuldades de sair da zona rural e ter acesso aos serviços públicos de saúde na cidade, pensamos em trazer esses atendimentos específicos mais próximos aos trabalhadores e produtores rurais para eles terem bem-estar e qualidade de vida cada vez melhor, assim é possível garantir o sustento das famílias e uma produtividade melhor no campo”, destaca o diretor-executivo do Sistema Famasul, Lucas Galvan.

Para o presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Marco Garcia, o programa proporciona desenvolvimento ao meio rural: “Nós entendemos que a prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde. Você ter que lidar com alternativas paliativas ou posterior a descoberta de uma doença, podendo ser muito tarde, não será possível saber o êxito do tratamento. Essa é uma ação do Senar e do Sistema Famasul que atenderam ao nosso pedido e hoje a população entendeu a importância de chegar aqui e ter atendimento, fazer exames, e sair daqui com informação”.

A programação foi voltada para toda família. Enquanto os adultos passavam pelos atendimentos, as crianças tiveram oportunidade de recreação e atividades pedagógicas.  Além das palestras foram realizados serviços como teste de glicemia capilar, aferição de pressão, atendimento odontológico, vacinação, orientação em Saúde Bucal e orientação em Saúde do Trabalhador. Além disso foram feitos 54 testes rápidos para diagnóstico de HIV, Sifilis e Hepatite. Os números de atendimentos foram bem representativos: 82 mulheres fizeram preventivo de Mama (toque) e foram 72 coletas de preventivo. Já 82 homens passaram pela consulta com o urologista.

Foto: Divulgação

O médico urologista da SBU/MS ressalta que o índice de câncer de próstata é alto nos trabalhadores rurais. “Além da dificuldade de acesso, existe o preconceito de fazer esses exames, o que atrapalha no bem-estar. Quando um paciente chega na consulta e é diagnosticado o câncer de próstata, a doença já está em estágio avançado. Ele tem que se afastar do trabalho para fazer o tratamento, e perde muito”, diz Marcelino Chehoud Ibrahim.

Longe de qualquer preconceito, o trabalhador rural autônomo Roberto Meira de Souza veio até o posto de saúde para ação. Hoje com 43 anos, ele afirma que desde os 39 anos faz o PSA para prevenção do câncer de próstata. “Eu fico muito feliz de ter essa oportunidade sem precisar me deslocar para cidade e ter que pagar uma consulta de forma rápida, é um privilégio. Eu vim preparado para esse momento e graças a Deus deu tudo certo”, declara Roberto.

Maria Mercedes dos Santos Bispo, de 51 anos, há 20 anos mora no distrito de Arapuá e nunca tinha participado de uma iniciativa como a do Senar/MS. “Fui muito bem atendida e passei por todos os atendimentos e fiz os exames disponíveis. Não tenho veículo para ir até a cidade e estou afastada do trabalho por problemas de visão e de coluna. Não teria condições de fazer esse check up de uma vez só se não fosse nesse dia aqui”, diz.

No próximo dia 10 de junho será a vez de Novo Horizonte do Sul receber o Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural. O evento, que é uma realização do Senar/MS com o Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, vai acontecer na Escola Municipal Eduardo Pereira Calado, a partir das 8 horas.

Encontro Jovens da Agropecuária – O Encontro Jovens da Agropecuária, promovido pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, pelo MNP – Movimento Nacional dos Produtores e Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, demonstra, a cada edição, o interesse do público jovem em conhecer melhor o setor produtivo e se inteirar das ações realizadas em prol do desenvolvimento regional e nacional. Até o momento, os eventos totalizaram mais de mil participantes, formado por universitários, pesquisadores, profissionais do setor e lideranças institucionais.

Prova disso, foi que a edição realizada em Três Lagoas, no último dia 31 de maio, reuniu 350 pessoas do município e região. Na pauta do evento, palestras com lideranças agropecuárias como André Bartocci (diretor do Sistema Famasul), Marco Garcia (presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas) e Rafael Gratão (presidente do MNP). Além disso, a presença de José Luiz Tejon provocando o público com o seguinte tema: “O Jovem e o Agronegócio – O que eu tenho a ver com isso?”.

Segundo o diretor executivo do Sistema Famasul, Lucas Galvan, a iniciativa de promover um evento voltado ao público jovem é fundamental para identificar e formar lideranças que em futuro próximo tocarão as atividades do agronegócio regional e nacional. “Estamos satisfeitos em participar de um encontro como este e apresentar o trabalho desenvolvido pelo sistema sindical em prol do setor rural. Temos um cenário econômico nacional de muitas incertezas e precisamos aprender a nos comunicar, por isso lanço um desafio; conheçam, pesquisem e busquem o máximo de conhecimento sobre as instituições que os representam”, reforça.

Celeiro de Ideias – o presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Marco Garcia, destacou que a iniciativa é oportuna em promover conhecimento, educação e contatos profissionais a um público que está prestes a entrar no mercado de trabalho. “A adesão do público aqui presente nos demonstra que estamos no caminho certo e por isso, temos que aproveitar a oportunidade para desenvolver nossa sucessão de líderes. Tanto que fizemos a proposta de criação do sindicato rural jovem aqui na região”, revela.

Na avaliação da liderança jovem, Stéphanie Ferreira, que mobilizou o Encontro no município, o sistema institucional sul-mato-grossense está oferecendo uma condição diferenciada aos jovens que têm interesse de atuar e participar do setor agropecuário. “A primeira oportunidade foi concedida pelo Sistema Famasul de apoiar iniciativas como Famasul e CNA Jovem e este encontro realizado anteriormente em Campo Grande e Dourados. Agora recebemos o desafio da diretoria aqui de Três Lagoas de formar um grupo jovem que está se preparando para assumir responsabilidades importantes e que contribuirão para o desenvolvimento da atividade no Estado”, pontua.

Um dos palestrantes mais esperados foi o jornalista e doutor em Pedagogia, José Luiz Tejon Megido, que reforçou a responsabilidade do público jovem em contribuir para o desenvolvimento da economia brasileira. “É importante que as novas gerações percebam a oportunidade oferecida pelo agronegócio, pois, o novo momento do setor chega como uma onda gigantesca de digitalização que necessitará de profissionais para atuarem com inteligência digital. Isso significa acompanhar as atualizações constantes e aproveitar todas as oportunidades de capacitação”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo