Depilação de barba: vale a pena fazer?

Foto: Divulgação

Já parou pra pensar em quanto tempo você gasta fazendo a barba todos os dias? Considerando 10 minutos diários, em um ano, você gasta 60 horas, ou 2 dias e meio com o aparelho de barbear na mão.

Principais métodos

A pele do rosto é uma área sensível que exige cuidados especiais. Mas, um bom profissional pode avaliar qual o método de depilação mais indicado para evitar irritações ou foliculites. Confira quais são:

Cera

A depilação com cera morna é um dos métodos mais indicados. Ela dilata os poros facilitando a retirada dos pelos pela raiz enfraquecendo o bulbo piloso. Apesar do resultado imediato, esse tipo de depilação é também um tratamento, pois a cada depilação a raiz do pelo fica mais fina. A cera fria não é indicada para regiões sensíveis e pelos grossos.

Linha

A técnica centenária é eficaz, principalmente na depilação de pelos do rosto. É indicada também em casos de foliculite ou alergia. O resultado é semelhante ao da cera e dura em média quinze dias. Além disso, é capaz de clareá-la, eliminar células mortas e retardar o crescimento dos fios da barba.

Lâmina

A lâmina é um método temporário mais popular e, pode deixar uma sensação áspera na pele. O crescimento dos pelos acontece entre 1 e 2 dias. A sua principal vantagem é ser indolor.

Creme depilatório

Em qualquer farmácia ou loja de cosméticos é possível encontrar cremes depilatórios de diversas marcas. Para retirar os pelos, basta aplicar uma quantidade sobre a barba e esperar de 5 a 10 minutos, conforme indicação na embalagem. No entanto, o seu uso é indicado apenas uma vez por semana para não causar irritações na pele. O resultado dura de 3 a 4 dias.

Fotodepilação

A fotodepilação apresenta o melhor custo-benefício porque dói menos e é mais barata que o laser. Esse tipo de depilação é indicada para pelos escuros e pele clara. A Luz Intensa Pulsada, sistema de luz usado na fotodepilação, também clareia a pele e costuma resolver problemas de foliculite enfraquecendo os pelos desde a raiz e reduzindo o seu crescimento. Na primeira sessão já é possível ver um bom resultado, mas são necessárias de 8 a 12 sessões para concluir o tratamento.

Laser

Assim como a fotodepilação, o laser também é uma depilação duradoura. Sua principal vantagem é que requer um número menor de sessões para a obtenção do resultado definitivo, já que utiliza uma técnica que “queima” o pelo. Esse método, no entanto, é um pouco mais caro e costuma ser mais dolorido.

Os pelos grisalhos, loiros e ruivos são mais resistentes à fotodepilação, o que torna o laser uma opção mais indicada.

Benefícios da depilação de barba masculina

Para homens que desejam ter uma pele lisinha e livre de pelos já não há mais desculpas para não recorrer à depilação de barba. São diversos métodos destinados para quem não quer sentir dor, deseja um resultado temporário ou definitivo, ou não pode investir muito dinheiro em um procedimento. Dentre as principais vantagens da depilação masculina estão:

“Independente do método escolhido, após a depilação de barba não deixe de se cuidar com hidratantes e cremes especiais para a sua pele. E o mais importante: proteja-a com filtro solar, principalmente se você optar pelos métodos duradouros. O sol costuma ser o maior inimigo desses procedimentos, causando manchas escuras e irritação”, explica Maria Muniz, proprietária da Depyl Action do Shopping Campo Grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo