Sebrae vai às ruas e empresários já podem solicitar orientação gratuita

Instituição de apoio aos pequenos negócios visa atender a mais de 17 mil estabelecimentos de 38 bairros da capital e 32 municípios do interior

Foto: Divulgação

O Sebrae, por meio de agentes de orientação empresarial do programa Negócio a Negócio, já está nas ruas com o objetivo de atender gratuitamente – de porta em porta – a mais de 17 mil microempreendedores individuais e microempresas de 38 bairros de Campo Grande e 32 municípios do interior do estado.

Além dos 28 agentes de orientação que atuam na capital, outros 50 especialistas estão presentes nos seguintes municípios: Água Clara, Amambai, Antonio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Itaporã, Jardim, Laguna Caarapã, Maracaju, Miranda, Nova Alvorada do Sul, Paranaíba, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas.

Cláudio Mendonça, superintendente do Sebrae em MS, afirma que é fundamental que o empresário esteja aberto para receber sugestões destes profissionais experientes, capacitados para encontrar soluções que garantam melhora nos resultados. “Nosso papel é facilitar o dia a dia dos empreendedores; muitos deles sem tempo para buscar novas alternativas de mercado que garantam competitividade aos pequenos negócios”, afirma.

Método prático

A orientação customizada consiste em dois encontros presenciais. No primeiro, realiza-se um diagnóstico empresarial, em que são levantadas as principais necessidades da empresa. O agente esclarece dúvidas do empresário em relação à gestão do negócio; dá dicas sobre mudanças pontuais no ambiente; e indica capacitações ou consultorias disponibilizadas pelo Sebrae para solucionar problemas e gerar melhorias.

Já na segunda visita, o agente de orientação empresarial entrega uma devolutiva consolidada sobre os aspectos de melhorias, e coloca à disposição do empresário – conforme a necessidade identificada – diversos modelos de planilhas que compreendem as áreas de finanças, mercado, planejamento, organização e pessoas.

Os arquivos entregues têm a finalidade de municiar os empresários com ferramentas que o permitam fazer: diário de caixa; controles de fluxo de caixa, de estoque, pagamentos de tributos e capital de giro; cadastro de clientes e fornecedores; pesquisa de satisfação; plano de ação de curto e médio prazo; matriz de competências da equipe; entre outras atividades.

Para solicitar uma visita

Os interessados em receber uma visita do programa Negócio a Negócio devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae pelo telefone 0800 570 0800.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo