Após Corumbá, programa do Senar/MS leva assistência médica à comunidade rural de Três Lagoas

Atendimentos serão realizados no posto de saúde do distrito de Arapuá.

A segunda edição do Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher, iniciativa do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, já tem data e local para acontecer. Será no dia 1º junho, na Unidade Básica de Saúde “Altair Cabral Tranim”, localizada no distrito de Arapuá, a aproximadamente 45 quilômetros de Três Lagoas.  A expectativa dos organizadores é atender 400 pessoas.

Este programa contribui para melhoria da qualidade de vida no campo. O objetivo é gerar oportunidades de educação para promoção da saúde e prevenção de doenças de homens e mulheres no meio rural. “O Saúde do Homem e da Mulher é novo no Senar/MS e no Senar Central. Nós tivemos a oportunidade de realizar em dois municípios com bastante sucesso. Agora estamos levando para região da costa leste, com muita expectativa, graças ao sindicato rural que é bem atuante. Vamos atender a mão de obra do setor florestal, segmento pujante de nossa economia. Mais do que os colaboradores queremos atender a famílias deles com todos os serviços”, destaca a diretora-secretária e coordenadora educacional do Senar/MS, Terezinha Cândido.

Em novembro de 2016 foi realizado no município de Jaraguari um projeto piloto do programa. A primeira ação ocorreu em abril deste ano no meio do Pantanal, em parceria com o Sindicato Rural de Corumbá. Agora o evento é uma parceria do Senar/MS com a Prefeitura de Três Lagoas, secretaria municipal de Saúde e Sociedade Brasileira de Urologia – SBU.

Além dos moradores do distrito de Arapuá, o sindicato rural organizou o transporte via ônibus para a locomoção de famílias de assentamentos vizinhos como Pontal do Faia, Cinturão Verde e 20 de Março.  A programação é bem extensa. A abertura está marcada para 08h30, e em seguida será realizada uma palestra com o médico urologista sobre prevenção de câncer de próstata e câncer de pênis.

O ciclo de palestras continua com uma conversa de sensibilização sobre câncer de mama e útero. Durante todo o dia serão disponibilizados serviços de saúde como coleta de sangue para os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), exames de toque e consulta com médicos urologistas. As mulheres poderão fazer exame da mama e coleta de preventivo.

Além disso, serão fornecidos todos os tipos de vacinas para crianças e adultos, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, testes rápidos para diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis (HIV, Hepatite e Sífilis).  Um profissional estará no local dando orientações odontológicas e fazendo exames para diagnóstico de câncer bucal.

 “O diferencial desse evento é que teremos uma estrutura própria para esses serviços que é no posto de saúde. Além disso, a coordenação da unidade vai disponibilizar um médico de clínica geral para atender urgência e emergência, até mesmo medicamentos serão fornecidos lá na hora caso necessário”, explica a analista educacional do Senar/MS, Pauline Cury.   Serão realizadas ainda atividades de recreação, com brincadeiras pedagógicas e lúdicas, para as crianças que acompanharem os pais ao evento.

Ainda em junho haverá outra edição do Programa Saúde do Homem e da Mulher. Depois de Três Lagoas, no dia 10 de junho, o município de Novo Horizonte do Sul será contemplado pela iniciativa do Senar/MS em parceria com o Sindicato Rural de Ivinhema.

Serviço

Título do evento: PROGRAMA ESPECIAL SAÚDE DO HOMEM E DA MULHER

Data de Realização:  01/06/2017

Município: Três Lagoas/MS

Comunidade: Distrito Arapuá

Local: Unidade Básica de Saúde “Altair Cabral Tranim”

Informações: (67) 3557 – 1042

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo