Senar/MS em ação: Curso de corte e costura capacita mão de obra e traz valorização pessoal

Na próxima semana é a vez de Anastácio ser contemplado pela capacitação de Promoção Social do Senar/MS.

Foto: Divulgação

De 22 a 27 de maio o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – oferece cursos de capacitação por todo o Estado em parceria com os sindicatos rurais. Mais do que a Formação Profissional Rural, o Senar/MS visa a Promoção Social.

“A missão do Senar/MS é levar o conhecimento até o homem do campo e priorizamos que esse saber transforme a vida das pessoas. Para isso temos cursos de um dia até dois anos para atender essa demanda que aumenta dia após dia”, afirma a diretora-secretária do Sistema Famasul e coordenadora educacional do Senar/MS, Terezinha Cândido.

Nessa perspectiva o Senar/MS, junto com o Sindicato Rural de Anastácio, vai realizar entre os dias 22 e 26 de maio o curso de Corte e Costura – Confecção de Peças. Para essa capacitação 10 vagas foram abertas e a carga horária é de 40 horas.  A capacitação acontece no Centro de Qualificação Profissional, localizado na Rua Índio Neco s/nº, no Residencial Antônio.

Os alunos vão aprender a confeccionar peças do vestuário feminino e masculino, como bermuda, camisa e saia em tecido plano, e operar máquina de costura doméstica utilizando as técnicas, seguindo normas de qualidade, produtividade e segurança.

“Todos esses alunos já passaram pelo primeiro módulo do curso que foi de modelagem. Agora vão aprender essa confeccionar se baseando nos moldes criados por eles. A criatividade das peças vai depender do aproveitamento do aluno no curso”, explica a técnica do vestuário e instrutora do Senar/MS, Juscilene Matos Teixeira.

A instrutora relata que muitos alunos não tem noção do funcionamento de uma máquina de costura. “O medo é o principal obstáculo. Aos poucos eles vão aprendendo sobre manuseio, até mesmo a ligar a máquina, pisar no pedal, ficam experts na passagem de linha, e na nomenclatura de agulha, que também é um instrumento de trabalho”, detalha.

Junto à prática, a instrutora trabalha o comportamento de cada aluno, buscando a valorização pessoal. “Faz parte da metodologia. Nesse curso boa parte do público é mulheres que buscam uma renda alternativa para a família. É uma forma de dar autonomia para elas. Se de dez alunas uma continuar praticando é o maior reconhecimento que nós temos. Com o conhecimento adquirido, já montaram seu próprio negócio, principalmente em um ramo que vem crescendo muito ultimamente que é a produção de enxovais”, finaliza Juscilene.

Além dessa capacitação o Senar/MS oferece outros 99 cursos em todo o Estado como doma racional, aplicação de medicamentos em bovinos, implantação e manejo básico de horta, fabricação caseira de derivados do leite e entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo