Empreendedor rural hoje pode contar com aplicativo para ajudar na gestão do seu empreendimento

Campo Grande (MS) – O tempo foi passando e, séculos depois, os avanços continuaram acontecendo — o que é excelente. E em um momento que a tecnologia mobile atinge um número cada vez maior de pessoas, é inegável reconhecer seu potencial também na pecuária.

Novas ferramentas facilitam o monitoramento à distância do rebanho e da fazenda. A ampliação do uso de tecnologias como a computação em nuvem (cloud computing no termo original, em inglês) e de aplicativos (os famosos apps) para tablet e smartphones agilizam a coleta e transmissão das informações sobre os manejos em uma fazenda e pode colaborar para a tomada de decisões, já que todos os interessados no processo terão acesso aos dados praticamente ao mesmo tempo.

Isto é possível, porque o sistema está baseado em uma nuvem – sistema de computação que armazena os dados coletados em vários servidores e que podem ser acessados de qualquer lugar. A medida traz mais segurança porque não há risco de os dados se perderem já que estão arquivados em vários servidores e caso haja falha em um, os demais continuarão dispondo das informações. Além disso, aumenta a mobilidade: o que for atualizado no sistema de gestão da fazenda poderá ser visto na mesma hora pelo gerente ou proprietário, mesmo que ele esteja em outro estado ou país, através do seu celular.

Quem não acompanhar o processo estará se posicionando no mercado como aqueles velhos agricultores que viam sua produção ruir diante da inevitável chegada de grandes corporações com máquinas eficientes e modernas.

De acordo com Renato Paniago, diretor executivo da Catwork, empresa de soluções em software de Campo Grande/MS, “ É importante estar atento a esse tipo de recurso, até porque os produtores concorrentes podem usá-los para diferenciar seu trabalho. Isso é natural. Faz parte das mudanças que tem transformado o trabalho no campo. Hoje em dia, para garantir produtividade e qualidade em seus serviços, é preciso estar sempre antenado às novidades e usá-las adequadamente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo