Em evento no Teatro Prosa com atrações artísticas na abertura, Rubenio Marcelo lança novo livro

Escritor e poeta Rubênio Marcelo – Foto: Divulgação

O poeta Rubenio Marcelo lança na noite desta terça-feira (16) o seu novo livro de poemas: “Vias do Infinito Ser”, aprovado pelo Fundo de Investimento Culturais (FIC-MS). O lançamento oficial acontecerá a partir das 19h30min, no Teatro Prosa (SESC Horto), Rua Anhanduí nº 200, Centro – Campo Grande/MS.

Evento com atrações artísticas: Como parte das atrações do evento cultural, haverá na programação uma seleta pauta artística, na abertura, com destaque para apresentações musicais de amigos do poeta, nomes representativos da música regional, como Galvão, Zé Du, Gilson Espíndola, que cantarão composições autorais da parceria com Rubenio Marcelo. Também na pauta artística de abertura, performances especiais da arte do dizer poético com declamadores convidados do Curso Castro Alves: Elizabeth Fonseca, Walesca Cassundé, Evandro Walker, Aloizio Soares, e declamadores especialmente convidados: Geraldo Martins (professor de Letras da UFMS) e Moacir Lacerda (membro do Grupo Acaba).

O Livro:  publicado pela Editora Letra Livre, este novo livro de Rubenio Marcelo traz 115 poemas em versos livres da sua fase atual de produção. A obra possui apresentação de Paulo Nolasco (prof. de Literatura, doutor em letras, membro da ASL) e prefácio do poeta e crítico de arte José Fernandes (prof. e doutor em letras, membro da Academia Goiana de Letras). Com aprovação do FIC-MS, este 11ª livro autoral de Rubenio Marcelo (“Vias do Infinito Ser”) apresenta poemas dosados de efeitos metafóricos e sintonizados com linguagem filosófica e aspectos da espiritualidade humana – a obra expõe também mensagens voltadas para reflexões acerca da virtude e aspectos existenciais além do imediatismo cotidiano.

O autor: Poeta escritor, compositor e revisor, Rubenio Marcelo é membro e secretário-geral da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), autor de onze livros e dois CDs, sendo sua obra mais recente esta: “Vias do Infinito Ser”. Destacam-se também em sua produção os livros “Estigmas do Tempo” (2001), “Reticências” (2002), “Graal das Metáforas” (2007), “Horizontes d’Versos” (2009), “Voo de Polens” (2012), e “Veleiros da Essência” (2014). É membro correspondente da Academia Mato-Grossense de Letras (AML). Detentor de premiações pela sua atuação literocultural, é um dos vencedores do tradicional concurso literário ‘Noite Nacional da Poesia’. Com experiências em participações a convite de feiras literárias e bienais, integrou – como convidado – a Bienal Internacional de Poesia (que aconteceu em Brasília, reunindo expressivos nomes da poesia nacional e do exterior), e também participou de outros eventos do gênero, como a Feira Literária Internacional de Tocantins (FLIT), a FLIB (Feira Literária de Bonito/MS) e, recentemente, a Feira do Livro de Brasília. É um dos autores homenageados no livro ‘Vozes da Literatura’ (FCMS), que também enfoca sua obra e biografia.

Crítica: Sobre o novo livro de Rubenio Marcelo, assim assevera o prefaciador José Fernandes (que é poeta/crítico e doutor em Letras pela UFRJ): “O livro ‘Vias do Infinito Ser’ se compõe de uma poesia profunda, marcada por forte dimensão metafísica, como requer a concepção de infinito a que o ser tem de conquistar durante a existência. Para isso, o jogo poético, tal como o existencial, se executa entre o finito, o concreto, o físico, e o essencial, abstrato, metafísico, infinito. Em decorrência, a leitura de cada poema não pode ser feita em uma sentada, mas sorvida mediante várias leituras, a fim de que se possa mergulhar na essência mesma da poesia e no sublime que ela encerra. A viagem pelo poema, deste modo, assemelha-se à viagem do ser em busca do infinito. Tem de ser executada passo a passo…”.

Raquel Naveira (poeta e acadêmica da ASL), afirma: “Em “Vias do Infinito Ser”, Rubenio Marcelo percorre vias de infinito, de essência, de sobrenatural. Vias de dúvidas, de certezas, de dores e êxtases. Para essa tarefa espiritual, vê-se “entre a cruz e a encruzilhada das palavras”, bifurcações de caminhos e escolhas estéticas e existenciais”.

O escritor, jornalista e acadêmico Henrique de Medeiros diz: “Neste novo livro, Rubenio Marcelo veleja, filosofa, canta, expõe o verbo poetar em sua essência, e principalmente busca o essencial: o ser”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo