PMA autua e multa produtor rural em Ponta Porã (MS)

O infrator desmatou área de preservação permanente para plantar lavouras.

Foto: PMA/MS – Divulgação

A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã deste sábado (13/05), a informação de que policiais da corporação flagraram no município de Ponta Porã, Região Sul do Estado, um desmatamento sendo realizado em área de preservação permanecente.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu na tarde desta sexta-feira (12/05), em uma fazenda localizada na Região de Cabeceira do Rio Apa, durante uma fiscalização de rotina realizada nas propriedades rurais do município.

Segundo os dados que constam no Auto de Infração (AI), os quais foram repassados à imprensa, os policiais ambientais faziam a fiscalização quando avistaram um desmatamento em uma propriedade rural, e foram verificar o que estava ocorrendo.

No local foram encontradas árvores caídas no chão, que foram derrubadas sem a devida autorização que deveria ter sido emitida por um órgão ambiental responsável. O dono da fazenda, um homem de 67 anos, que não teve o nome divulgado, alegou desconhecer da necessidade de autorização para fazer o corte de árvores em sua propriedade, afirmando que estava preparando a área para plantar lavouras.

Os policiais militares ambientais mediram a área desmatada com o auxílio de um GPS, tendo sido constatado um desmatamento de 134 hectares.

Diante dos fatos, os policiais ambientais autuaram administrativamente o infrator e o multaram em R$ 134 mil. Além disso, toda e qualquer atividade na propriedade rural foi suspensa e a área desmatada encontrada interditada.

O produtor rural foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã onde foi novamente autuado, desta vez por crime ambiental. Caso venha a ser condenado pela Justiça, poderá pegar uma pena que varia de 3 a 6 meses de prisão.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo