Em entrevista ao programa Show Business, presidente do BNDES critica mentalidade ‘curto prazista’ do Brasil

Sonia Racy e Maria Silvia – Foto: Divulgação

A jornalista e colunista Sonia Racy, apresentadora do Show Business, entrevista amanhã (13/5), às 0h20 pela Band, Maria Silvia Bastos Marques, presidente do BNDES, um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo, responsável por financiar projetos de infraestrutura públicos e privados de longo prazo.

A executiva destacou a abertura de novas linhas de crédito para ajudar empresas em dificuldades, necessitadas de capital de giro ou de verba para recuperação judicial ou falência. “Nesse momento tão grave da economia brasileira, achamos que era importante assegurar uma fonte de recursos consistente e com prazo adequado. No ano passado, revimos uma linha já existente no BNDES, ampliamos o orçamento, estendemos o prazo e melhoramos as condições, principalmente para empresas menores, porque são cadeia produtiva para as grandes”, declarou Maria Silvia.

Ela também falou sobre as novidades da instituição na área digital para melhorar a distribuição de financiamentos para pequenas e microempresas. “Em junho, vamos lançar um portal para as micro, pequenas e médias empresas, voltado para abertura de novos negócios”. Ela explicou que a ideia é facilitar o acesso à informação e oferecer produtos financeiros. “No site, o empresário fará um cadastro e o banco vai analisar. Se ele não tiver um agente financeiro indicaremos um profissional em sua região. Dessa forma, vamos encurtar o prazo de 30 para um dia”, completou.

Sobre o cenário econômico, a executiva disse que “vivemos um momento difícil e precisamos falar a verdade. A crise foi feita por nós e precisamos ter senso de urgência e ajustar as contas do país”. Ela também criticou a mentalidade ‘curto-prazista’ do Brasil. “O país carece de um planejamento de longo prazo, ou seja, saber o que nós queremos ser daqui a 10, 15 anos para nortear nossas ações”, declarou.

A presidente do BNDES fez ainda um balanço dos onze meses de sua gestão no banco. “Tenho o maior orgulho de ter sido a primeira diretora e agora a primeira presidente do BNDES. Tenho uma diretoria espetacular, todos indicados por mim. Estamos pensando no futuro e vamos começar o planejamento estratégico para 2030”.

Sobre o Show Business – O Show Business vai ao ar pela Band para todo o País, na madrugada de sábado para domingo, à 0h20, logo após o Top Cine, com reapresentação na madrugada de domingo, à 1h15. Na NGT, o programa tem reprise às quintas-feiras e aos sábados, às 20hs e às 21hs, respectivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo