Dia 12 de maio: Dia internacional do Enfermeiro

Data homenageia os profissionais dedicados aos cuidados da saúde da população

O profissional da enfermagem tem papel fundamental no cotidiano da saúde das pessoas, por isso há uma data para homenagear todos os enfermeiros do mundo e relembrar a importância destes profissionais na prestação de cuidados de saúde à população em geral. É o dia do calendário em que todos os enfermeiros do mundo estão de parabéns, sendo que eles celebram a vida e a enfermagem todos os dias do calendário.

O Dia Internacional do Enfermeiro foi criado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros que todos os anos distribui um kit informativo deste dia e elege um tema para a celebração. Em 2017: “Enfermeiros: uma voz para liderar – alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável”. A data foi escolhida por assinalar o aniversário do nascimento de Florence Nightingale (a 12 de maio), que é encarada como a fundadora da enfermagem moderna.

Dentro da enfermagem há diversas especialidades, como a estomaterapia, que desde 1980 é reconhecida como uma especialidade da prática da enfermagem, voltada para o cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências, anal e urinária.

Segundo a enfermeira especializada em estomaterapia, responsável pelo consultório FP Care, Flávia Prechitko, a enfermagem é um ofício que requer dedicação. “Nós enfermeiros temos a missão de cuidar da saúde e bem-estar dos pacientes”, declara.

Para comemorar a data, vários simpósios e conferências ocorrem pelo país e pelo mundo com vista à análise de vários aspetos da profissão, assim como à identificação de novas perspectivas e desafios que se impõem diariamente aos enfermeiros. Da mesma forma, esta classe de profissionais tenta conscientizar um estilo de vida saudável junto da população, com a realização de campanhas, exibição de vídeos, etc.

CITAMOS A AGENDA DELA ESSA SEMANA¿

FP Care Estomaterapia: Com foco em atender pacientes com estomas, feridas e incontinências, a empresa realiza atendimentos home care, no consultório, além de ministrar atualização profissional por meio de cursos e palestras. A FP Care – inscrita sob o número 257.899 do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul – está localizada na Rua Rio Grande do Sul, 1754 – sala 3, Vila Gomes. Mais informações pelos telefones: (67) 3029-0610 | 9 8165-3778.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo