Atentado com carro-bomba deixa 42 feridos no Sul da Tailândia

Policiais inspecionam destroços de carro usado nesta terça-feira (09/05) em atentado a bomba em Pattani, na Tailândia – Foto: Surapan Boonthanom/Reuters

Um atentado a bomba ocorrido na manhã desta terça-feira (09/05) na cidade de Pattani, no Sul da Tailândia, deixou pelo menos 42 feridos, dos quais dois em estado grave. Até o momento nenhum suspeito foi preso.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o atentado aconteceu por volta das 07h35min (horário de Brasília), no estacionamento do Supermercado Big-C, quando dois suspeitos em um carro-bomba entraram no local e o detonaram. A polícia acredita que o ataque tenha sido feito por militantes muçulmanos que lutam por um Estado independente no Sul do país.

Equipes de emergência, policiais e membros das Forças de Segurança do país foram mobilizadas e imediatamente enviadas para o local, que foi isolado. A área foi interditada e o supermercado fechado.

Bombeiros tailandeses tentam apagar as chamas causadas por um atentado a bomba em Pattani – Foto: Surapan Boonthanom/Reuters

Todos os feridos foram socorridos e levados às pressas a hospitais da região. Policiais e membros das Forças de Segurança ficaram no local coletando evidências que possam identificar os suspeitos e os grupos aos quais pertencem.

A maioria da população da Tailândia é budista, sendo que no Sul do país vive uma minoria muçulmana, que não aceitam o modo de viver da maioria.

Separatista mulçumanos vem há décadas lutando nas províncias de Yala, Pattani e Narathiwat, no Sul da Tailândia, com o objetivo de estabelecer na região um país soberano. Desde 2004 os atentados e ataques ocorridos nesta região já deixou mais de 6.500 mortos, segundo dados da ONG Deep South Watch.

Vista parcial do supermercado em Pattani, no Sul da Tailândia, alvo de um atentado a bomba na manhã desta terça-feira (09/05) – Foto: Surapan Boonthanom/Reuters

O atentado de hoje destruiu a fachada do supermercado e lançou destroços do veículo por uma extensa área. Uma negra coluna de fumaça pode ser vista a quilômetros de distância.

O subchefe de polícia de Pattani, Rewat Srichantub, disse em entrevista à imprensa local e estrangeira, que os insurgentes mulçumanos são os principais suspeitos da autoria do atentado, mas que as investigações prosseguem sendo realizadas.

Ainda segundo Rewat Srichantub, os dois suspeitos do atentado de hoje conseguiram fugir do local e ainda não foram identificados e nem localizados.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo