Imigrantes são roubados na Costa da Líbia e abandonados em alto-mar

Imagem de 15 de abril de 2016 mostra imigrantes sendo resgatados no litoral da Líbia – Foto: Darrin Zammit Lupi/Reuters

Um grupo de aproximadamente 130 imigrantes que viajavam em uma embarcação em direção ao litoral europeu foram assaltados e abandonados em alto-mar na noite desta sexta-feira (05/05). Os criminosos, fortemente armados, roubaram os pertences das vítimas e o motor do barco inflável, deixando-os à deriva nas proximidades do litoral da Líbia.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, os imigrantes tiveram que esperar por várias horas até serem resgatados por pescadores, tendo um deles avisado a Marinha Líbia sobre o ocorrido.

A Marinha da Líbia enviou embarcações para o local e resgataram os imigrantes, que estavam assustados e famintos. Testemunhas disseram que o assalto aconteceu a cerca de 5 milhas náuticas da cidade de Zuara, no Oeste do país.

O porta-voz da Marinha Líbia, general Ayoub Kacem, disse em entrevista à Agência France Presse, que dos 130 imigrantes, 27 eram mulheres e 2 eram crianças.

Buscas foram realizadas em todo o litoral da Líbia, mas até o momento os suspeitos não foram identificados e/ou localizados. Testemunhas disseram que os assaltantes perseguiram a embarcação onde estavam.

Ainda segundo o general Ayoub Kacem, todos os imigrantes são originários da África Subsaariana, especialmente de países como Gâmbia e Nigéria.

Contrabandistas e traficantes de seres humanos tem aproveitado o caos na Líbia, desde a queda do líder/ditador Muammar Khaddafi em 2011, para tirar proveito dos imigrantes que buscam entrar na Europa através do Mar Mediterrâneo.

Nos três primeiros meses de 2017, cerca de 24 mil imigrantes chegaram a Itália a partir da Líbia, segundo informações do Alto Comissariado para ao Refugiados das Nações Unidas.

Em 2016, cerca de 180 mil imigrantes chegaram à Europa através da Costa Italiana, sendo que destes, 90% vieram do litoral líbio.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo