Anuário traz informações técnicas para produtores de milho em Mato Grosso do Sul

Publicação realizada pela Fundação MS traz resultados de estudos feitos na safrinha 2016.

Todos os anos, novas variedades de milho são lançadas, bem como produtos que auxiliam sua produção. Com o objetivo de orientar os produtores do grão, a Fundação MS disponibiliza a publicação Tecnologia e Produção – Milho Safrinha 2016, com informações técnicas e resultados de pesquisas obtidos ao longo do período.

O material traz os estudos realizados pesquisadores da entidade nos 15 municípios onde há unidades de pesquisas da Fundação MS. Cerca de 6 mil parcelas de pesquisas compõem os resultados, que foram gerados através de demandas dos próprios produtores, por meio do Conselho Técnico Científico da instituição, que traz as necessidades do campo e realiza a avaliação quanto à viabilidade dos trabalhos efetuados.

Para o presidente da instituição, Luciano Mendes, o material servirá como uma ferramenta a mais para os produtores rurais do Estado, que têm cada dia mais conquistado índices de alto rendimento em suas propriedades, proporcionando geração de emprego e renda. “Isso se deve à busca dos produtores por resultados positivos, por meio da capacitação das equipes e adoção de novas tecnologias, através do desenvolvimento técnico-científico”, ressalta.

Mendes também destaca a difusão de tecnologias promovida pela Fundação MS por meio dos dias de campo e os circuitos de apresentações de resultados de pesquisas na safra e safrinha, de forma gratuita a produtores, técnicos e estudantes. “A tomada de decisão no campo é feita através desses resultados, onde é possível optar pela utilização de determinados produtos, processos e tecnologias adequadas para a cada situação, o que ajuda a evitar o desperdício de insumos e operações”.

Entre os temas destacados no anuário, estão: adubação no milho safrinha; resultados da rede de validação de híbridos de Milho Safrinha 2016; principais aspectos da implantação de consórcio milho e capins em Mato Grosso do Sul; manejo de plantas daninhas no milho safrinha; manejo e controle de pragas; e, por fim, doenças no milho safrinha.

A publicação impressa já está disponível, de forma gratuita, na sede da Fundação MS, que fica localizada na Estrada da Usina Velha, Km 02, Zona Rural – Maracaju MS. Também serão feitas distribuições de exemplares durante as apresentações de resultados de pesquisas, ao longo do mês de maio e início de junho. No entanto, há também a versão online, disponível no link: http://www.fundacaoms.org.br/tecnologia-e-producao-milho-safrinha-2016.

Foto: Divulgação

Fonte: Sato Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo