A importância de vacinar os colaboradores contra a gripe

A Imunitá faz atendimento empresarial

Ter um quadro de funcionários em plena saúde é fundamental para o bom andamento de qualquer empresa, sem contar que influencia diretamente a produtividade. A vacina contra a gripe é uma das que podem auxiliar nisso, além de ter um baixo custo para a empresa, o colaborador vê como um benefício ofertado.

A vacinação contra a gripe em empresas já se demonstrou custo-efetiva em vários países, inclusive no Brasil. Pesquisa publicada no Journal of The American Medical Association mostra que, nos anos em que os vírus vacinais coincidiram com os vírus circulantes, a vacina foi capaz de reduzir em 32% as faltas ao trabalho. Outro estudo, publicado este ano na revista Clinical Infectious Diseases, aponta que trabalhadores entre 50 e 64 anos vacinados contra gripe perderam 60% menos dias de trabalho que os não-vacinados.

O respeitado New England Journal of Medicine, por sua vez, veiculou pesquisa mostrando que, após ser vacinado, um grupo de trabalhadores apresentou um número 25% menor de episódios de gripe e 43% menor de ausências no trabalho, com uma economia estimada em US$ 46.80 por pessoa vacinada.

Esse ano, essa iniciativa é ainda mais importante, pois pela primeira vez desde 2010, a vacina da gripe traz uma nova cepa do vírus Influenza A/H1N1. Isso porque foi constatado que o vírus sofreu alterações genéticas no último ano.

A vacina já está disponível na Imunitá que também realiza atendimento empresarial. Dr. Alberto Jorge Félix Costa CRM-MS 1266, diretor técnico responsável da Imunitá reforça a importância de se investir na saúde dos funcionários. “O vírus da gripe passa por mutações frequentes. Por isso, todo ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz uma previsão de quais serão os vírus Influenza que devem circular no inverno do hemisfério norte e do hemisfério sul com base em amostras de pacientes coletadas em centros sentinela distribuídos em todo o mundo, por isso a vacinação do quadro de funcionários precisa ocorrer todos os anos e diminuir o número de faltas durante o inverno”, explica.

O outono é a épica ideal para a imunização, pois o sistema imunológico precisar de cerca de 1 mês para desenvolver de forma plena uma imunidade contra as cepas presentes na vacina. Como o pico de incidência da gripe ocorre no inverno, a população vacinada terá tempo suficiente para estar preparada contra o vírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo