Greve dos Correios não isenta consumidor do pagamento de faturas

Moradora do Indubrasil, em Campo Grande (MS), recebeu as contas/faturas com atraso e deverá arcar com juros e multas – Foto: Cleber Rabello/Arquivo

Os funcionários dos Correios anunciaram greve na última quarta-feira, dia 26. Embora a adesão ainda seja tímida, a diretora do IBEDEC-MS, Bárbara Grassi, alerta os consumidores em caso de dificuldade de acessar o serviço. A ocorrência desta paralisação não isenta o pagamento de boletos dentro do prazo de vencimento, mesmo que este não tenha sido entregue. O cliente deve entrar em contato com a empresa, solicitar uma segunda via do pagamento ou que sejam oportunizadas outras formas para quitar a fatura.

“É muito importante que o consumidor fique atento ao prazo de suas contas e mantenha o pagamento em dia. Ao observar que determinado boleto não foi entregue entre em contato com o credor para verificar quais opções para o pagamento”, orienta Grassi. É interessante que o consumidor anote o protocolo de atendimento dessa solicitação. Sendo que se após esse requerimento a empresa não disponibilizar qualquer alternativa para a quitação, a incidência de multas e demais encargos pode ser questionada junto aos órgãos de defesa do consumidor e Judiciário.

Devido ao risco de atrasos, Bárbara Grassi, aconselha que o consumidor verifique a possibilidade do envio de encomendas e correspondências durante o período de greve por meio de serviços privados. “Ao optar pelos Correios, guarde o comprovante de envio e código localizador para poder rastrear sua postagem. Esse acompanhamento pode ser feito pela internet ou por telefone, no 0800 dos Correios)”, explica. Os telefones para esse rastreamento são 3003-0100 (capitais) e 0800-7257282 (demais localidades). Caso já tenha feito o despacho e a entrega esteja em atraso, a orientação é procurar os órgãos de defesa do consumidor (PROCON) ou solicitar ressarcimento via Juizados Especiais Cíveis. “O consumidor não pode ficar no prejuízo”, comenta.

ORIENTAÇÕES
O IBEDEC-MS oferece atendimento gratuito relacionado aos direitos do consumidor. O IBEDEC-MS está localizado na Rua da Lira, nº 234, sala 02, Vila Carlota, em Campo Grande.

Contato: (67) 3015-1090 e (67) 9922-1090

Email: contato@ibedecms.org.br

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