Representante brasileira, Louisie Frumento compete “em casa” na Final Internacional do Rip Curl Grom Search 2017 de olho no título

Surfista mudou de Guarujá para São Sebastião, para evoluir no esporte.

Surfista Louisie Frumento treinando em Maresias – Foto: Aleko Stergiou

2017 está sendo um ano transformador na vida e carreira da surfista Louisie Frumento. Além de fazer parte da turma inicial do Instituto Gabriel Medina (IGM), ela será a representante oficial do Brasil na Final Internacional do Rip Curl Grom Search, apresentado por Coconut’s Maresias Hotel, na próxima semana. A competição tem abertura dia 2 e abre a janela de disputas no dia 3, na Praia de Maresias, em São Sebastião, reunindo 16 atletas de oito países.

A surfista de 16 anos levará a vantagem de “competir em casa” e, além de contar com a torcida local, conhece bem a onda, com treinos diários no pico da disputa. “A expectativa está no alto. Estou esperando esse campeonato desde o ano passado, quando conquistei o título no Brasil e a vaga. Esse mês recebi a confirmação que seria em Maresias, a minha nova casa, onde estou treinando no IGM e fiquei mais animada ainda”, diz Louisie.

Até hoje, dois brasileiros faturaram este importante título na carreira de qualquer surfista da nova geração, coincidentemente dois surfistas que treinam em Maresias: Gabriel Medina, em 2010, na Austrália, quando já despontava como um fenômeno, e Samuel Pupo, mais recente, em 2015, na primeira vez que o evento foi disputado no Brasil, nessa mesma localidade do litoral norte paulista.

Surfista Louisie Frumento treinando em Maresias – Foto: Aleko Stergiou

Agora, Louisie quer manter a escrita, sendo a primeira brasileira a erguer a taça e também vivendo em Maresias. “O foco é total nesse campeonato. Espero me dar bem, é um campeonato mundial. Fico contente de ter a torcida brasileira, da minha família, porque o IGM virou minha família também”, fala a surfista, natural de Guarujá, que aprendeu a surfar na Praia do Tombo, com o seu pai, o ex-competidor e shaper, Luiz Juquinha.

“Devia ter uns oito anos, quando tentei surfar sozinha. Aos 11, comecei com o Sup (stand up paddle) e aos 13 fui influenciada pelo meu pai para ir para a pranchinha, para melhorar o seu surf e acabei tomando gosto”, lembra Louisie, feliz com a nova fase na carreira.

Em Maresias, ela mora com outros dois talentos da nova geração feminina, Carol Bonelli e Maju Freitas, estuda de manhã e treina todas as tardes no IGM. “Eu evoluí muito. Tanto no surf quanto no físico. Não fazia apneia e natação, por exemplo. Não tinha costume. Isso amplia o desenvolvimento do corpo e acaba refletindo no surf. E vou melhorando cada vez mais”, relata a surfista guarujaense adotada por Maresias.

A Final Internacional do Rip Curl Grom Search é determinante para a carreira de muitos talentos. Grandes nomes já faturaram esse título e no feminino, o maior exemplo é a australiana Tyler Wright, vencedora em 2007 e atual campeã do WCT. Outros destaques ficam para a havaiana Tatiana Weston-Webb, bicampeã em 2012 e 2013, e a também australiana Nikki Van Dijk, bi em 2009 e 2011, ambas na elite mundial. “Espero seguir esse caminho também”, completa Louisie.

Surfista Louisie Frumento treinando em Maresias – Foto: Aleko Stergiou

A Final Internacional do Rip Curl Grom Search 2017, apresentada por Coconut’s Maresias Hotel tem a janela de disputas entre os dias 3 e 7, em dois palcos – entre as vielas 14 e 15 e em frente ao Instituto Gabriel Medina. A abertura oficial está marcada para o dia 2 (terça-feira), na beira da piscina do Coconut’s, de frente para o mar, a partir das 16 horas. Antes, na sede do IGM, o “embaixador” da competição, Gabriel Medina concede coletiva de imprensa, às 15h, relembrando a conquista desse título e seus planos ao futuro.

A Final Internacional do Rip Curl Grom Search 2017 é apresentada por Coconut’s Maresias Hotel, com apoio do Instituto Gabriel Medina, Prefeitura de São Sebastião, Associações de Surf de São Sebastião (ASSS) e de Maresias (ASM), Federação Paulista de Surf, Ocean Travel e divulgação da FMA Notícias. Realização: Rip Curl.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo