Ladrilho Hidráulico: o queridinho da decór

Você sabe como é feito o revestimento que volta com tudo na decoração, dando charme e personalidade aos ambientes?

Ladrilho Hidráulico – Crédito: Mapa da Obra

Sucesso nas décadas de 30 e 40, o revestimento de ladrilho hidráulico tem quase 200 anos de história e faz cada vez mais sucesso entre os decoradores profissionais e amadores. Feito em processo 100% artesanal, este tipo de revestimento permite uma fácil personalização do ambiente, pois é possível criar peças únicas, com combinações de cores inéditas para serem aplicadas em todos os ambientes da casa. O que pouca gente sabe é que o ladrilho é produzido basicamente com uma mista de cimento, pó de mármore e um pigmento que dá cor.

“Embora porosos, os ladrilhos são feitos de cimento e por isso são muitos resistentes ao tempo e ao uso e necessitam de pouca manutenção. Mas o principal diferencial é que o processo de fabricação não utiliza qualquer tipo de queima em fornos. Os ladrilhos são curados dentro da água, daí vem o nome hidráulico”, explica Márcio Matsumoto, gerente técnico de autoconstrução da Votorantim Cimentos.

Matsumoto recomenda ainda utilizar somente água e sabão para a limpeza do ladrilho, e a cada 15 dias passar cera líquida incolor diluída em água, com um pano úmido.

O assentamento também é simples, mas deve utilizar argamassa branca para evitar interferência na cor da peça – recomendada Votomassa ACIII Flexível Branca – e cuidar com o nivelamento do piso ou parede a serem revestidos. “É importante manter 1 a 1,5 mm entre as peças para evitar que trabalhem durante o assentamento”, completa.

Para saber mais o processo de fabricação deste centenário revestimento, basta acessar o link do site Mapa da Obra.

Ladrilho Hidráulico – Crédito: Mapa da Obra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo