Atletas olímpicos reforçam pelotão de elite no 32º 10 KM Tribuna FM-Unilus

Maratonista Solonei Silva – Foto: Ivan Storti

A linha de largada do 32º 10 KM Tribuna FM-Unilus ganhou reforço olímpico. A maior corrida do Brasil na distância reunirá 20 mil inscritos, no próximo dia 21, em Santos, tendo entre os destaques os maratonistas Solonei Rocha da Silva e Franck Caldeira, representantes brasileiros nos Jogos do Rio e de Londres, respectivamente.

Os dois aparecem como esperanças do País para tentar quebrar a hegemonia queniana no lugar mais alto do pódio santista, imposta desde 2012, inclusive com o recorde do percurso, com 27min45s, de Edwin Kipsang Rotich, em 2013. O último brasileiro campeão na prova foi Marilson Gomes dos Santos, com o hexacampeonato em 2011. Ele, inclusive, foi o único atleta do Brasil vencedor nos últimos 18 anos – também venceu em 2003, 2005, 2006, 2009 e 2010.

A lista de brasileiros campeões nos 10 KM Tribuna FM conta com os principais ícones nas corridas de rua, como Ronaldo da Costa, bicampeão em 1995 e 96, Luiz Antonio dos Santos, em 94, e Vanderlei Cordeiro de Lima, em 97 (detendo o recorde por 14 anos).

Melhor atleta do País na corrida santista em 2014, com o terceiro lugar, Solonei sabe bem a importância da disputa. “Na minha opinião, essa prova é, sem dúvida, a melhor do Brasil. Ser campeão ou subir ao pódio na Tribuna é escrever o seu nome na história do atletismo brasileiro”, elogia. “O percurso é sensacional, faz lembrar que você está correndo nas grandes provas do Mundo, super plana e que favorece o melhor desempenho possível”, acrescenta.

Maratonista Solonei Silva – Foto: Ivan Storti

Ele também elogia a presença do público incentivando os atletas em todo o trajeto, um dos destaques da prova. “A torcida é fundamental, mesmo aqueles que não entendem muito de corrida de rua, saem de suas casas para apoiar os atletas do primeiro ao último e isso é sensacional”, ressalta, dizendo estar animado para melhorar seu resultado.

“Com toda certeza, sempre trabalho pensando que é possível estar entre os melhores do País e isso faz toda a diferença. Já fui o terceiro colocado e terminei com meu melhor tempo na distância. Essa prova é diferenciada”, reforça Solonei.

O percurso citado pelo maratonista olímpico é, sem dúvida, um dos grandes atrativos para os participantes. Totalmente plano, ao nível do mar, em vias largas, poucas curvas, é propício para marcas pessoais. Para completar, os dois quilômetros finais são disputados na orla da praia, tendo o visual do mar, numa grande reta. O incentivo fica por conta do apoio popular, com torcida espalhada por todo o trajeto, sobretudo na praia.

No ano passado, os quenianos garantiram a quinta vitória seguida entre os homens, com Paul Kipkorir Kipkemoi. Na prova feminina, os africanos também seguiram com a hegemonia de oito anos, mas pela primeira vez com a campeã sendo uma tanzaniana, Failuna Abdi Matanga, após sete conquistas consecutivas do Quênia. Para saber mais sobre o 32º 10 KM Tribuna FM-Unilus, acesse www.triesportes.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo