Constantes fugas de delegacias demonstram risco à segurança da população

Delegacia em Água Clara (MS) – Foto: SINPOL/MS – Divulgação

Um levantamento feito pelo Sindicato dos Policiais Civis do MS (Sinpol-MS) aponta que a situação nas delegacias do estado tem se agravado devido aos constantes registros de tentativas de fuga, fuga e rebeliões. De acordo com a entidade, foram nove ocorrências apenas nos quatro primeiros meses de 2017.

A segurança da população que reside próximo às delegacias é afetada pela custódia de presos e, consquentemente, pelas fugas e rebeliões. “Quando o preso evade, ele pode roubar o veículo de alguém para continuar a fuga e até mesmo adentrar às residências e comércios próximos para se esconder”, afirmou, o presidente do Sinpol-MS, Giancarlo Miranda.

As delegacias não contam com estrutura física adequada para permanência de presos, tampouco para a ressocialização dos indivíduos. Segundo o sindicalista, outro fator preocupante é que os policiais civis estão desempenhando uma função para a qual não têm atribuição “A presença de presos nas delegacias deve ser transitória e não permanente como vêm ocorrendo. Esse desvio de função, além de ilegal, está consumindo os poucos recursos humanos existentes, prejudicando o verdadeiro trabalho do policial civil que é a investigação e elucidação de crimes”, enfatizou.

Nesta semana, o sindicato protocolou um ofício informando à calamitosa situação ao Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP). “Solicitamos o apoio do Ministério Público Estadual para cessar o desvio de função dos policiais civis. Se necessário, usando os meios judiciais para determinar a retirada dos presos das delegacias após a audiência de custódia”, declarou Giancarlo.

Delegacia em Jardim (MS) – Foto: SINPOL/MS – Divulgação

Delegacia não é presídio

O Sinpol-MS tem reivindicado a retirada dos presos das delegacias, porém os gestores públicos anteriores não haviam se preocupado com o tema. Diante da cruel morte do investigador Anderson na Delegacia, após ser agredido por um preso na delegacia de Pedro Gomes, em 25 de novembro de 2015, os policiais civis se uniram para cobrar a resolução deste problema. Na época, o governo do estado, juntamente com a Secretaria de Segurança Pública, prometeu à categoria que retiraria os presos das delegacias até o ano de 2018.

Desde então, a Sejusp elaborou um planejamento para que algumas unidades do estado fossem assumidas pela Agência Penitenciária, transformando-as em cadeias públicas. “Quase um ano e meio se passou e ao invés de melhorar a situação, em várias localidades percebeu-se a piora, mesmo com a transferência de alguns presos para unidades prisionais. Primeiramente é preciso atender os direitos dos policiais civis de terem condições adequadas de trabalho, e posteriormente o direito do preso”, afirma o presidente.

Desde 2015, diversas tentativas de fugas, fugas e rebeliões foram registradas nas cidades de Brasilândia, Sidrolândia, Iguatemi, Chapadão do Sul, Costa Rica, Sonora, Jardim, Nioaque, Bela Vista, Eldorado, Itaporã, Fátima do Sul, Água Clara, Miranda, Bonito, Ponta Porã, Campo Grande e Rio Verde do Mato Grosso.

Veja os casos mais recentes

12/01/17 – presos da DP de Água Clara fazem rebelião devido a superlotação. O local tem capacidade total para quatro presos, porém abrigava 11. Eles jogaram os colchões para fora da cela e atearam fogo.

07/02/17 – 03 presos fugiram da Depac Centro em Campo Grande.

13/02/17 – presos fazem rebelião na DP de Chapadão do Sul devido a superlotação.

19/02/17 – 03 presos fugiram da DP de Fátima do Sul ao serrarem duas barras de ferro do solário da unidade.

26/02/17 – 07 presos tentaram fugir da DP de Itaporã serrando as grades, porém a ação foi percebida e impedida pelos policiais civis.

22/03/17 – presos foram flagrados tentando fugir da DP de Água Clara cavando uma passagem no teto da cela.

26/03/17 – 11 presos fugiram da DP de Brasilândia após rederem o policial civil que estava de plantão, roubando sua pistola e veículo, que posteriormente foram recuperadas.

29/03/17 – os policiais civis da DP de Ponta Porã descobriram que os presos planejavam uma fuga em massa através de um buraco que estava sendo escavado na parede da cela da unidade.

09/04/17 – os policiais civis da DP de Ponta Porã abortaram a segunda tentativa de fuga de presos na unidade, que estavam escavando novamente a parede da cela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo