Senar/MS entrega certificados para mais de 400 alunos aprovados em capacitações

Com pouco mais de 3 mil habitantes, Figueirão tem muito a comemorar. O trabalho do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em parceria com o sindicato rural do município, vem capacitando a mão de obra local. Nesta sexta-feira (28) 442 pessoas que passaram pelos cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social em 2016 receberão seus certificados de conclusão.

A economia do município tem como destaque a pecuária de corte, com um rebanho superior a 250 mil cabeças de bovinos. Esse número justifica o atendimento proporcionado pelo Senar/MS onde os cursos mais solicitados no ano passado foram aplicação de medicamentos e inseminação artificial.

“Se comparar a quantidade de habitantes pelo número de capacitados, o dado é bem significativo. A oportunidade para o Senar estar em Figueirão de forma tão expressiva é muito relevante. Nós chegamos juntos com o desenvolvimento da região e isso dá uma alavancada na produção”, aponta a diretora-secretária do Sistema Famasul e coordenadora educacional do Senar/MS, Terezinha Cândido.

A procura por conhecimento não foi só na ‘lida’ com os bovinos. A iniciativa também abrangeu outras áreas como a gastronomia, com os cursos de produção de pães e salgados, e produção de biscoitos, bolos simples e confeitados. Além disso, capacitações em artesanato em palha de milho e ponto cruz e corte e costura também foram ofertados.

“Para as pessoas dessa região o sindicato rural é a referência na formação de mão de obra. Trabalhamos em alinhamento com parceiros públicos, potencializando a nossa missão de transformar vidas superando dificuldades”, explica a coordenadora educacional.

O trabalho do Senar/MS tem impulsionado o setor em Figueirão. O Departamento de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG da instituição atende hoje ao todo 57 produtores com os programas “Mais Leite”, “Mais Inovação” e “Hortifruti Legal”. Em 2016 técnicos do ATeG registraram uma receita de 209 mil reais na comercialização dos 20 produtores do hortifrúti em Figueirão. Entre os produtos campeões de vendas estão: milho, mandioca, melancia e alface.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo