Naufrágio no Mar Egeu deixa pelo menos 15 mortos

Corpos de refugiados e imigrantes puderam ser visto nesta segunda-feira (24/04) em um porto na ilha grega de Lesbos, depois que o barco em que viajavam naufragou – Foto: Ipek Guney/Dogan News Agency via Reuters

Uma embarcação com cerca de 25 imigrantes naufragou na manhã desta segunda-feira (24/04) próximo à Ilha de Lesbos, no litoral da Grécia, no Mar Egeu, matando pelo menos 15 pessoas, entre elas uma criança.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, ao todo foram resgatados com vida três pessoas, entre elas uma jovem grávida. Cerca de sete pessoas encontram-se desaparecidas.

A Guarda Costeira da Grécia está realizando buscas em toda a região na tentativa de localizar os imigrantes que estão desaparecidos. As chances de se encontrar alguém com vida são muito remotas.

A Polícia Portuária da Grécia informou agora a pouco que oito corpos foram recuperados em águas territoriais gregas e que outros sete estavam em águas territoriais turcas.

Acredita-se que a embarcação tenha zarpado no domingo (23/04) a noite de um porto da Turquia. Até o momento as autoridades turcas não se manifestaram sobre o ocorrido.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) disse que os sobreviventes foram resgatados e levados para um hospital na Ilha de Lesbos, onde permanecem internados. Eles ainda não prestaram depoimento à polícia.

Dados da Guarda Costeira Grega revelam que no dia 24 de março deste ano cerca de 11 imigrantes sírios morreram na mesma região, depois que a embarcação em que estavam naufragou. Nove imigrantes foram salvos.

A Ilha de Lesbos se tornou a porta principal de entrada para refugiados sírios, que tentam escapar da Guerra Civil que assola o país.

Acredita-se que cerca de um milhão de pessoas, entre iraquianos e afegãos, tenham chegado a Lesbos entre os anos de 2015 e 2016. Um acordo entre a União Europeia e a Turquia, firmado em março do ano passado, praticamente fechou esta rota.

Neste ano, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 5 mil imigrantes e refugiados conseguiram viajar da Turquia para a Grécia este ano, atravessando o Mar Egeu em precárias embarcações. Cerca de 20 pessoas chegam as ilhas gregas todos os dias.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo