Papa Francisco recusa convite de Michel Temer para visitar o Brasil

Papa Francisco – Foto: Divulgação

O Papa Francisco recusou nesta segunda-feira (17/04), um convite do presidente Michel Temer para visitar o Brasil durante as celebrações dos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida. Oficialmente o Vaticano alegou “problemas de agenda” do sumo pontífice, que impediriam a visita.

Fontes no Brasil e na Itália, no entanto, garantem que a recusa se deve ao caos político e econômico vivido pelo Brasil, e que vem desagradando o Papa Francisco, por afetar principalmente a população carente do país.

Em carta enviada a Michel Temer, o Papa Francisco pediu ao Governo Brasileiro que evite adotar medidas que agravem a situação da população carente do país. Ele afirmou ainda que não é fácil administrar uma nação com graves problemas sociais, políticos e econômicos, mas que a solução para resolve-los não é penalizar a população, principalmente os mais humildes.

A correspondência foi uma resposta a outra carta enviada pelo presidente Michel Temer em 2016, na qual convidava o líder da Igreja Católica para visitar o Brasil durante as celebrações dos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida, comemorados em 2017.

Sei bem que a crise que o país enfrenta não é de simples solução, uma vez que tem raízes sócio-político-econômicas, e não corresponde à Igreja nem ao Papa dar uma receita concreta para resolver algo tão complexo“, escreveu o Papa Francisco.

Porém não posso deixar de pensar em tantas pessoas, sobretudo nos mais pobres, que muitas vezes se veem completamente abandonados e costumam ser aqueles que pagam o preço mais amargo e dilacerante de algumas soluções fáceis e superficiais para crises que vão muito além da esfera meramente financeira“, acrescentou o pontífice.

Com informações da Agência ANSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo