PMA autua e multa 4 pescadores amadores por pesca ilegal em Jardim (MS)

Foto: PMA/MS – Divulgação

A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã deste sábado (15/04), a informação de que policiais da corporação flagraram na Rodovia BR-267, na área urbana do município de Jardim, a 217 km de Campo Grande, capital do Estado, quatro suspeitos transportando 68 quilos de peixes irregulares. O pescado foi apreendido e os infratores detidos.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu nesta sexta-feira (14/04), durante uma fiscalização de rotina realizada na rodovia. Os infratores estavam transportando o pescado em um micro-ônibus, que foi parado em uma blitz.

Segundo os dados que constam no Auto de Infração (AI), os quais foram repassados à imprensa, os policiais faziam a blitz na estrada quando avistaram o micro-ônibus, e sinalizaram para que o condutor parasse o veículo.

Durante a abordagem, os policiais checaram os documentos do motorista, dos passageiros e os do veículo, e constataram que estavam aparentemente em ordem. Eles desconfiaram das atitudes de quatro homens, que se mostraram excessivamente nervosos.

Os suspeitos, de 33, 50, 58 e 60 anos de idade, foram convidados a descer do veículo para prestarem depoimento e para permitir que as respectivas bagagens fossem vistoriadas. Dentro de isopores os policiais encontraram os 68 quilos de pescado, que foram retirados de um rio em Porto Murtinho, na Região do Pantanal Sul-Mato-Grossense.

Os infratores estavam transportando os peixes de forma irregular, sem ter realizado a vistoria e sem o lacre de transporte, obrigatório pela legislação ambiental vigente.

Diante dos fatos apresentados, todos foram autuados administrativamente e multados em R$ 1,04 mil cada um, totalizando R$ 4,6 mil. Além disso, todos foram encaminhados a Delegacia de Polícia Civil de Jardim, onde foram autuados por crime ambiental.

Em depoimento, os infratores disseram aos policiais militares ambientais que não sabiam de necessidade de fazer a vistoria no pescado e da necessita do lacre. A legislação prevê que para fazer o transporte de pescado em Mato Grosso do Sul é necessário possuir a Guia de Controle de Pescado (GCP).

Todo o pescado foi apreendido e será analisado. Se os peixes estiveram aptos para consumo humano, serão doados a entidades filantrópicas em Jardim.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo