Workshop sobre arte em tecido promove interação entre iniciantes e profissionais

Foto: Divulgação

Com linhas, agulhas, e muito pano nas mãos, participantes do Workshop em Bonecas de Pano lotaram o estande do Sistema Famasul durante a Expogrande/MS, no último sábado (08), promovido pelo Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural. “O objetivo é divulgar os novos cursos criados este ano pelo Senar/MS na linha de arte em tecido.  A oficina dentro do Sindicato Rural leva artesanato de ponta aos participantes, possibilitando ir além da produção de panos de prato. Essa oportunidade visa a vivência de um ateliê que muitas pessoas do campo não têm acesso”, ressalta a instrutora do Senar/MS, Sherry Maia.

O workshop teve três horas de duração e possibilitou a troca de experiências entre iniciantes e profissionais do ramo. Em pouco mais de uma hora, a artesã especialista em trabalhos manuais com fibras de plantas do Cerrado, Marly Sanchick, foi a primeira participante a terminar uma boneca. “É gratificante demais, foi uma honra ter feito essa boneca e vai agregar muito às minhas peças de fibras. A minha é uma boneca ‘country’ e bem chique que mostra a riqueza do campo e do Cerrado, que é de onde eu tiro a matéria-prima para o meu trabalho”, diz a artesã.

Além do público externo o workshop atraiu colaboradores do Sistema Famasul. “É extremamente proveitoso. Vou voltar para casa com uma boneca linda para presentear a minha sobrinha-neta. Vem tudo mastigado, separado, e é só seguir as orientações da instrutora. É bem fácil”, declarou a assistente educacional do Senar/MS, Cláudia Azevedo.

Aliás, engana-se que apenas mulheres participaram da oficina. O açougueiro de 22 anos, Jean Rodrigues, que foi acompanhar a esposa e a mãe no evento, colocou seus dons em prática. “Nunca nessa vida tinha imaginado produzir uma boneca e fazer costura. A única preocupação que eu tive é a mesma do trabalho, cuido a faca para não me cortar, o que me ajudou a não furar o dedo na agulha. Aos homens, recomendo fazer artesanato, é muito gostoso”, afirma ele.

Além desse curso, o Senar/MS oferece outras capacitações para quem se interessa pelo artesanato: bordado em ponto crivo, crochê com barbante, linhas de fuxico, tecelagem manual no tear de pente liço e técnicas de envelhecimento (pano assado).

Com o propósito de fortalecer a grade de Formação Profissional Rural e Promoção Social, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) lançou 50 novos cursos durante a Expogrande 2017. As capacitações vão além do campo e abrangem áreas que evidenciam alternativas de renda familiar, como o artesanato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo