Instituto Gabriel Medina têm dia de promoção de saúde bucal para os atletas

Fotos: FMA Notícias/Divulgação

A atividade não foi no mar neste sábado (8), mas assim mesmo os sorrisos estavam estampados nos surfistas do Instituto Gabriel Medina. O dia teve mais uma grande ação para a promoção da saúde dos atletas, com o início do projeto “Sorriso Saudável, Futuro Campeão”. A ação de saúde bucal foi desenvolvida pelo Instituto Horliana, um dos parceiros oficiais do IGM, com a proposta de garantir melhor rendimento e performance esportiva.

Divididos em duas turmas, os surfistas foram atendidos por quatro profissionais experientes, oferecendo orientações e avaliações. Foram palestras sobre o que é o projeto e a importância da saúde bucal no rendimento como atleta. Depois, todos passaram por entrevista com os profissionais, para dados de saúde bucal e geral; tiveram seus sorrisos fotografados e treinamento prático de técnica de escovação, para limpar os dentes. Na sequência, na unidade móvel da Colgate, foi realizado um exame bucal completo, inclusive de articulação, assimetria, tecidos moles e, claro, dentes, como características de normalidade, cárie, gengivite, para ação de tratamento.

Dentre todos os sorrisos neste sábado, o maior, sem dúvida, era do cirurgião-dentista Ricardo Horliana, do Instituto Horliana, pela satisfação de prestar esse importante serviço para a nova geração de surfistas. Idealizador da iniciativa, ele tem total ligação com o surf e com Maresias. “Ao ir para Maresias e me envolver com o surf, me ajudou. Costumo dizer que Maresias me salvou, me colocou no eixo da prosperidade, de uma pessoa correta, integra. Isso tudo pelo meio do esporte”, destacou. “Maresias me colocou numa linha de saúde, do esporte, me ajudou muito. Estou motivado, honrado de colaborar”, reforçou.

Fotos: FMA Notícias/Divulgação

Com o programa de educação preventiva e o diagnóstico e tratamento de doenças bucais, o projeto permitirá aos atletas do IGM as condições bucais ideais e necessárias para o máximo rendimento esportivo. “Com a boca saudável, o corpo do atleta estará focado para o rendimento que ele deseja. Se tiver um foco de infecção, fará com que o corpo mobilize recursos para poder combater ou, pelo menos, controlar aquela anormalidade. Isso significa que o corpo não estará totalmente apto para desenvolver atividades”, explicou Horliana.

Serão quatro eventos anuais nas dependências do IGM e, além de oferecer acesso a tratamento odontológico, educação preventiva em saúde bucal e exames radiográficos e tomográficos, o projeto contempla uma importante ação social na comunidade: o “Sorriso Campeão e Solidário”, que promoverá educação preventiva aos alunos da EMEI “Peixinho Dourado” e pela Escola Estadual “Dulce Cesar Tavares”, ampliando o envolvimento para 650 crianças.

Ricardo Horliana revela que os atletas do IGM poderão participar como voluntários na ação “Sorriso Campeão e Solidário”, interagindo e ensinando bons hábitos de higiene bucal. “Serão crianças ensinando crianças, oferecendo o exemplo de que o verdadeiro campeão é aquele que, além da disciplina, competência e dedicação no que faz, também se preocupa com o próximo”, relatou.

Fotos: FMA Notícias/Divulgação

Para o sucesso do evento, o Instituto Horliana contou com a parceria da Clínica Santo Sorriso, do Instituto Quallis Odontologia (ambos de Santos), da Clínica Mahnke Odontologia, do Hotel Delta Maresias (ambos de Maresias) e apoios da Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas – APCD, da Dental Cremer e da Colgate-Palmolive.

Com as atividades iniciadas no dia 1º de fevereiro, o IGM é o sonho realizado do primeiro brasileiro campeão mundial de surf, que quis retribuir ao esporte um pouco do que ele ganhou. A primeira turma atende 38 atletas dos 10 aos 16 anos, na sede instalada na Praia de Maresias, exatamente onde Gabriel Medina aprendeu a surfar quando criança.

A proposta é garantir a mesma estrutura que o ídolo do surf conta atualmente, incluindo vários profissionais que fazem parte de seu time pessoal. Além das atividades físicas e de educação, os surfistas recebem alimentação, atendimento médico e odontológico e ações extras como apneia e media training.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo