PMA autua e multa fazendeiro por desmatamento ilegal em Ponta Porã (MS)

Foto: PMA/MS – Foto: Divulgação

A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta sexta-feira (07/04), a informação de que policiais da corporação flagraram na zona rural de Ponta Porã, a 298 km de distância de Campo Grande, capital do Estado, um desmatamento sendo realizado em uma propriedade rural.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu na tarde desta quinta-feira (06/04), por volta das 14h15min (horário de MS), durante uma fiscalização de rotina que estava sendo realizada na região.

Segundo os dados que constam no Auto de Infração (AI), os quais foram repassados à imprensa, os policiais faziam a fiscalização nas fazendas quando avistaram em uma delas um desmatamento sendo realizado, e foram verificar se o proprietário possuía autorização para fazê-lo.

O produtor rural, que não teve a identidade divulgada, disse não possuir Licença Ambiental emitida por um órgão ambiental, e que apenas estava abrindo espaço na vegetação nativa para realizar o cultivo de lavouras e hortaliças. O fazendeiro alegou ainda desconhecer da necessidade de autorização para fazer o desmate da área.

Ao todo, foram desmatados 100 hectares de ata nativa, tendo a medição sido feita por meio de imagens de satélite e com uso de GPS.

O produtor rural não tinha autorização para cortar árvores e, sobretudo, para retirá-las do local, que foi interditado. Os policiais militares ambientais constataram que o desmatamento não era recente.

Diante dos fatos, os policiais militares ambientais autuaram administrativamente o infrator e o multaram em R$ 100 mil. Ele também terá que apresentar a um órgão ambiental competente, um Plano de Recuperação de Área Degradada (Prade).

O infrator foi detido e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil do município, onde foi autuado por crime ambiental. Caso seja condenado pela Justiça, poderá pegar uma pena que varia de 3 a 6 meses de prisão em regime fechado.

As atividades na fazenda foram paralisadas e o local interditado.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo