PMA multa fazendeira por desmatar área em Santa Rita do Pardo (MS)

A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã deste domingo (02/04), a informação de que policiais da corporação flagraram na zona rural de Santa Rita do Pardo, a 400 km de distância de Campo Grande, capital do Estado, um desmatamento ilegal sendo realizado em uma fazenda.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu na sexta-feira (31/03), durante uma fiscalização de rotina.

Segundo os dados que constam no Auto de Infração (AI), os quais foram repassados à imprensa, os policiais militares ambientais faziam a fiscalização na região quando avistaram uma área de mata nativa e de reserva legal em uma propriedade rural sendo desmatada.

Os policiais constataram que o desmatamento estava sendo realizado por uma vizinha e não pelo proprietário da fazenda, que foi comunicado do fato. Ele disse que não permitiu o desmatamento.

Em depoimento aos policiais, a fazendeira de 46 anos de idade disse que não possuir autorização do dono da área e nem de um órgão ambiental para fazer o desmatamento, mas que decidiu fazê-lo para construir uma estrada de acesso à sua fazenda.

Ao todo, foram desmatados cerca de 0,3 hectares de reserva legal, área protegida por Lei Ambiental. Toda a madeira das árvores desmatadas foi levada para sua propriedade e serviria para fazer cerca.

Diante dos fatos apresentados, os policiais militares ambientais autuaram administrativamente a fazendeira, que não teve o nome divulgado, e a multaram em R$ 5 mil.

Além disso, ela foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado por crime ambiental. Caso seja condenada pela Justiça, poderá pegar uma pena que varia de 1 a 3 anos de detenção em regime fechado.

As atividades nas duas fazendas foram suspensas e os tratores utilizados pelos operários para fazer o desmatamento foram apreendidos.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo