Pacientes Ostomizados necessitam de uma alimentação especial

Especialista dá dicas sobre como conviver com a estomia e se alimentar corretamente.

Foto: Divulgação

Em 31 de março comemora-se o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, que faz parte do calendário do Ministério da Saúde. Esta data importante tem o objetivo de fazer com que as pessoas reflitam como são feitas as escolhas, quando se trata de avaliar a alimentação, afinal, essas escolhas estão intimamente relacionadas à qualidade de vida.

A relação da alimentação saudável com a saúde é conhecida há muito tempo, e já dizia Hipócrates, o sábio médico da Grécia antiga: “Dos alimentos farás a sua medicina”.

Pessoas que possuem patologias diversas precisam se atentar ainda mais quando se trata da nutrição, é o caso de pacientes que convivem com a estomia. Segundo a enfermeira especializada em estomaterapia, responsável pelo consultório FP Care, Flávia Prechitko, a estomia é uma abertura feita na parede abdominal por meio de colostomia, ileostomia, ou ainda, fissura entre duas porções do intestino em uma anastomose. “Os estomas mais comuns são de origem intestinal e urinária, decorrentes de câncer, má formação congênita ou traumatismos”, esclarece.

Flávia explica ainda, que pessoas estomizadas devem ficar atentas ao ingerir alguns alimentos, pois podem causar gases, alteração de cor das fezes, irritações, mau cheiro, etc. A enfermeira enumera alguns alimentos e as principais causas:

– Peixe, queijos fortes, cebola, alho, repolho, amendoim (produzem mal cheiro);

– Repolho, cerveja, milho, leite, couve-flor, feijão (produzem gases);

– Legumes crus, frutas secas, pratos chineses, nozes e castanhas, pipoca (obstruem a estoma);

– Brócolis, alimentos apimentados, vagem, frutas, espinafre (provocam diarreia);

– Ameixa, cereais integrais, leite, cerveja (irritam o intestino);

– Banana, batata, ricota, arroz, queijo branco, berinjela, chuchu, cenoura, limão e frutas cozidas (alimentos constipantes);

– Salsa, pera, chá de hortelã, iogurte, maçã (reduzem o odor).

Segundo a enfermeira, o mais importante é sempre procurar um profissional da área. “Receber as orientações corretas faz toda a diferença na hora de ter qualidade de vida mesmo sendo estomizados”, declara Flávia.

FP Care Estomaterapia: Com foco em atender pacientes com estomas, feridas e incontinências, a empresa realiza atendimentos home care, no consultório, além de ministrar atualização profissional por meio de cursos e palestras. A FP Care – inscrita sob o número 257.899 do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul – está localizada na Rua Rio Grande do Sul, 1754 – sala 3, Vila Gomes. Mais informações pelos telefones: (67) 3029-0610 | 9 8165-3778.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo