Curso de Libras: a linguagem como ferramenta de inclusão social

A importância do aprendizado da Língua Brasileira de Sinais desde a infância.

Foto: Divulgação

A inclusão da comunidade surda tem sido cada vez mais considerada nas redes de ensino brasileiras. Tendo em vista essa preocupação, as escolas e unidades socioeducacionais da Legião da Boa Vontade (LBV) vem despertando nos atendidos, desde cedo, a importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio de oficinas, aulas, cursos, atividades e projetos.

Em São Paulo/SP, o Conjunto Educacional Boa Vontade (formado pela Supercreche Jesus e pelo Instituto de Educação José de Paiva Netto) é exemplo dessa iniciativa. Para as crianças de 5 a 10 anos, o ensino de Libras já integra a programação das aulas que contam com diversas atividades montadas pela equipe especializada no ensino da língua. A escola também promove acompanhamento individual com os alunos surdos, com o apoio de intérpretes em todas as aulas pedagógicas e nas especiais de reforço, quando necessárias.

Neste ano, a escola ampliará as atividades com um curso gratuito voltado aos alunos do Ensino Médio que desejam aprender a língua de sinais. As aulas terão início no próximo dia 8 de março e ocorrerão às quartas-feiras, das 13h às 13h50. O curso tem como objetivos propiciar e expandir o conhecimento na comunicação da Língua Brasileira de Sinais, com vivências práticas e de vocabulário (dinâmicas, exercícios, vídeos e apresentações); ampliar a capacitação profissional e habilidades dos alunos facilitando a comunicação com as pessoas surdas; e possibilitar aos participantes, oportunidades de inserção no mundo do trabalho.

O Conjunto Educacional Boa Vontade está localizado na Av. Rudge, 630/700, Bom Retiro, na capital paulista. Outras informações, acesse www.lbv.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo