A Cultura é o liame que une Corumbá e Ladário

Janir Arruda – Foto: Arquivo Pessoal

O escritor corumbaense Augusto Cesar Proença, em um de seus artigos publicados em 2013 “Cultura e Cidadania” dizia:” Existe um mito de que num país carente como o Brasil, “fazer cultura ou mexer com cultura” é um luxo, coisa quase impossível, para não dizer secundária. Dizem que cultura não dá moradia, saúde, segurança, não dá lucro nem voto, não resolve os básicos problemas do povo brasileiro que há anos se arrastam sem solução satisfatória. E ele continua “Cultura não é apenas entretenimento ou passatempo, como muitos pensam. É uma forma de educar através da música, da poesia, dos livros, do teatro, do cinema (no Brasil, segundo o IBGE, apenas 8% dos municípios possuem cinema e 19% teatro).

Cultura é ensinar a ter bons hábitos e costumes, noções de valores, regras de conduta, de higiene, de saúde, de sistemas de crenças”. E pensando nisto o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Prefeitura de Corumbá, conduzida pelo economista Ruiter Cunha de Oliveira, através da Fundação de Cultura liderada pelo incansável Luiz Mário Cambará, uniram esforços com Dejailton Henrique Assad da Secretaria Municipal de Governo de Ladário, sob a orientação do alcaide Carlos Anibal Ruso Pedrozo, para encamparem a ideia de desenvolver o Curso de Formação Continuada de Agente Cultural. O curso é voltado para pessoas que trabalham com cultura, atuando principalmente com a gestão e a cadeia produtiva cultural. As aulas estão sendo oferecidas as segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h15.

A carga horária total é de 244h/aula. Na escola municipal Cyríaco de Toledo, em Corumbá, e tem como objetivo geral, fomentar o resgate de conhecimentos e saberes culturais locais, criando modelos e estudos de espaços para divulgação e valorização da comunidade, como forma de reafirmação da cultura local, valorização dos saberes e garantia de trabalho e renda para as famílias da pérola do Pantanal e da Cidade Branca. E sobretudo contribuir com a preservação, conservação e manutenção de patrimônios, bens e equipamentos culturais locais e regionais; Estimular a criação de empreendimentos de serviços, bens e equipamentos culturais; Incentivar a elaboração, a implementação e gerenciamento de projetos culturais nas áreas de ciências humanas, letras e artes; Fornecer instrumentação didática para a implementação de planos de desenvolvimento e de inserção de bens culturais em leis de incentivo; Elaborar, na forma teórica, projetos voltados para o desenvolvimento cultural, considerando as etapas de pré-produção, produção e pós-produção, dentro de um cronograma devidamente planejado.

Todo este trabalho trará uma qualificação maior aos operadores de cultura da região pantaneira, podendo render frutos que toda a população tanto de Corumbá quanto de Ladário poderá usufruir, e até exportando estes agentes culturais para outras cidades. Acredito, por fim, que há um Brasil de verdade que ainda espera ser descoberto e acalentado. Há um Brasil real, que sabe que a cultura é estratégica como vetor de desenvolvimento social e econômico e os municípios que são governados assim, terão total legitimidade popular.

Município de Ladário (MS) – Foto: Divulgação

*Assessora Executiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo