Em ação na semana da mulher Rede de Drogarias constata pré-disposição ao diabetes em comunidade indígena

Os dados serão repassados à DSEI

Foto: Diego Silva

Ainda em comemoração à semana da mulher a Rede de Farmácias São Bento foi até as aldeias Tereré I e Nova Tereré, em Sidrolândia (MS), para oferecer café da manhã, aferição de pressão e testes de glicemia. Cerca de 50 mulheres e alguns homens, indígenas, fizeram os testes e a maioria apresentou alteração no sangue, por falta ou excesso de açúcar. Segundo a coordenadora de ações, Adriane Rios, que conversou diretamente com as indígenas, as causas estão diretamente ligadas aos hábitos alimentares. A ação acontece neste domingo (12), na Escola Municipal Flaviana Alcantara Figueiredo, que fica entre as duas aldeias.

“Não se trata de nenhum diagnóstico definitivo, pois os resultados podem estar relacionados às últimas refeições ou a falta delas. Mas pela maioria apresentar alterações na taxa de açúcar, acendemos um sinal de alerta, e orientamos a procurarem os órgãos de saúde e verificarem com precisão. E não descartamos a possibilidade de haver diabetes ou pré-diabéticos no grupo”, constata Adriane.

Segundo a farmacêutica responsável técnica da ação, Clesmeia Quideroli, foram coletados os dados dos indígenas e a lista com resultados dos testes serão entregues ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). “É necessário um monitoramento constante nas aldeias. Criamos esta ação com a boa intenção de orientar e de confraternizar a semana da mulher, mas as estatísticas nos mostraram a oportunidade de fazer mais por essa comunidade. Vamos entregar um breve relatório à Sesai com a finalidade de que monitorem esses índices e os submetam a exames mais detalhados”, esclarece Clesmeia.

A ação piloto e inédita, nunca realizada por uma empresa privada, também percorrerá as aldeias de Campo Grande e outras em municípios que têm filial da Rede São Bento, possibilitando que os indígenas possam cuidar um pouco mais da saúde, em prol da qualidade de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo