Escolas de Bragança Paulista participam de programa internacional

Evento de assinatura dos convênios em Bragança Paulista – Foto: Divulgação/Instituto Arcor Brasil)

Circo, esportes radicais, olímpicos e paraolímpicos, revitalização de espaços escolares, organização dos recreios. Múltiplos temas serão cobertos pelos projetos de 14 escolas públicas de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, que participam da nova edição do Programa Escola em Movimento. A assinatura dos convênios entre as escolas e o Instituto Arcor Brasil, que promove a iniciativa internacional, foi na manhã desta quinta-feira, dia 9 de março.

O Programa Escola em Movimento é uma ação corporativa do Grupo Arcor e que acontece na Argentina, Brasil e Chile. As escolas de Bragança Paulista participarão, entre 2017 e 2018, da quarta edição no Brasil do Programa, que objetiva o apoio a projetos de escolas públicas que estimulam a vida ativa.

“É muito importante esta parceria público-privada, de modo a dar novas alternativas educativas para as escolas”, disse no evento da manhã desta quinta-feira o secretário municipal de Educação de Bragança Paulista, Adilson Moreira Condesso.

Evento de assinatura dos convênios em Bragança Paulista – Foto: Divulgação/Instituto Arcor Brasil)

A coordenadora de programas socioeducativos do Instituto Arcor, Milena Drigo Azal, lembrou que há anos a organização atua em Bragança Paulista, onde está localizada uma planta industrial do Grupo Arcor. Programa Minha Escola Cresce, Projeto Vida, Luz e Som e Fundo Comunidade em Rede são algumas das ações com a participação ou promovidas pelo Instituto Arcor que já foram ou ainda estão sendo implementadas em Bragança Paulista, sempre envolvendo escolas públicas e comunidade em geral.

Milena também destacou que, no âmbito do Programa Escola em Movimento, o Instituto Arcor Brasil dá suporte financeiro e técnico às escolas envolvidas. “Nós procuramos ser parceiros, caminhar junto com as escolas”, acentuou.

As 14 escolas estarão então participando de encontros de formação e atividades de mobilização de suas comunidades, de modo que as escolas se fortaleçam como espaços de promoção da vida ativa. Serão três encontros de formação e os primeiros acontecerão já em abril.

Evento de assinatura dos convênios em Bragança Paulista – Foto: Divulgação/Instituto Arcor Brasil)

Representantes das escolas presentes ressaltaram a relevância do Programa. “Esta parceria é fundamental, pois crescemos juntos”, afirmou Walkiria Centofanti, diretora da Escola Municipal “Orlando Pinto de Oliveira”, que executará o projeto “MovimentAÇÃO”. A diretora lembrou que a escola já participa de um dos projetos apoiados pelo Instituto Arcor em Bragança Paulista, no âmbito do Fundo Comunidade em Rede.

“Projetos assim são importantes para o envolvimento não apenas dos alunos, mas também das famílias, em atividades físicas, essenciais para o desenvolvimento integral”, acentuou o professor de Educação Física Jefferson Caetano, da EM “Professora Nilza Faria”, que estará implementando o projeto “Estrelas do Futuro”, baseado em atividades de circo, teatro e dança.

As duas primeiras edições do Programa Escola em Movimento representaram o apoio a projetos de escolas da região de Rio das Pedras (SP) e Ipojuca (PE), onde também estão localizadas plantas do Grupo Arcor. E a terceira edição está em curso em Contagem (MG), igualmente sede de uma fábrica da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo