Bomba da Segunda Guerra volta a ser encontrada na Alemanha

Hóspedes de um hotel em Düsseldorf, no Oeste da Alemanha, foram obrigados a deixar o estabelecimento nesta quinta-feira (09/03) depois que uma bomba da 2ª Guerra foi encontrada. – Foto: David Young/AFP

As autoridades alemãs determinaram na manhã desta quinta-feira (09/03) a evacuação de aproximadamente 8 mil pessoas em Düsseldorf, no Oeste da Alemanha, depois que uma bomba da época da Segunda Guerra Mundial foi encontrada por operários em uma obra no Bairro de Rath, no Norte da cidade.

O artefato explosivo de 250 quilos foi encontrado pelos operários no início da noite de quarta-feira (08/03), que imediatamente isolaram a área e acionaram a polícia. O local foi completamente isolado e todos os moradores próximos tiveram que deixar suas casas rapidamente.

A bomba é um dos vestígios ainda remanescentes das intensas campanhas de bombardeios aliados durante o conflito bélico. As autoridades alemãs acreditam que ainda possa haver milhares de artefatos explosivos não detonados sob o solo alemão.

As autoridades policiais estabeleceram um perímetro de segurança de 1 km ao redor do local onde foi encontrada a bomba. Ruas, avenidas e estradas próximas foram interditadas.

Por causa das interdições, o acesso ao Aeroporto de Düsseldorf ficou complicado, tendo muitas pessoas perdido os respectivos voos por causa dos atrasos.

Equipes do esquadrão antibombas está analisando o artefato para verificar se ele pode ser desativado, caso contrário, será necessário fazer uma detonação controlada.

Mais de 70 anos após o fim da Segunda Guerra, muitas bombas ocultas no subsolo alemão ainda são encontradas, a maioria graças as obras que ainda são realizadas para a reconstrução do país.

As autoridades calculam em cerca de 3 mil, o número de artefatos explosivos não detonados ocultos em Berlim, capital do país.

No dia 25 de dezembro de 2016, dia de Natal, 54 mil pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas na cidade de Augsburg, no Sul da Alemanha, depois que uma bomba da Segunda Guerra foi encontrada. O artefato foi desativado em segurança.

Com informações da Agência France Presse e da Deutsche Welle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo