Scheidt estreia na Copa Brasil de Vela nesta segunda-feira

Bicampeão olímpico compete em Porto Alegre em mais uma etapa do novo desafio na classe 49er, ao lado do proeiro Gabriel Borges, a fim de iniciar o ciclo olímpico para Tóquio/2020.

Treino no Rio, antes da Copa Brasil (Divulgação)

São Paulo (SP) – Robert Scheidt é uma das estrelas da IV Copa Brasil de Vela, que começa nesta segunda (6), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Consagrado como um dos melhores de todos os tempos nas competições de Laser e Star, o bicampeão olímpico faz da competição gaúcha mais um degrau na escalada do desafio na classe 49er. Ao lado do proeiro Gabriel Borges, ele busca experiência a fim de iniciar novo ciclo visando a Olimpíada de Tóquio, em 2020.

“Estamos bem animados para a Copa Brasil e, independentemente dos resultados, temos nosso planejamento para o ano para melhorar dentro da classe 49er”, explica o bicampeão olímpico patrocinado pelo Banco do Brasil e Rolex, com os apoios de COB e CBVela, que, aos 43 anos, decidiu encarar o desafio de velejar em um barco maior, mais veloz e com estratégias diferentes das classes Star e Laser, que o consagraram no iatismo.

Robert completa. “Da nossa parte, posso dizer que fizemos o melhor possível dentro do pouco tempo que tivemos para velejar juntos. Corremos em Miami (duas competições) e treinamos no Rio de janeiro recentemente. Claro que ainda vamos enfrentar dificuldades pelo pouco tempo que temos na 49er, mas acredito que temos boas possibilidades de velejar bem no sul. Certo é que vamos tentar melhorar a cada dia e aproveitar para evoluir cada vez mais”, afirma o maior medalhista olímpico do Brasil, com cinco pódios, sem fazer prognósticos quanto a resultados.

A competição no Rio Grande do Sul é o primeiro grande evento da vela brasileira em 2017. A cerimônia de abertura será no domingo (5) e as regatas de 6 a 11, com sede dividida entre o Clube dos Jangadeiros e o Veleiros do Sul. Isso porque, em paralelo a IV Copa Brasil, será disputada a II Copa Brasil de Vela Jovem. Trata-se de uma oportunidade para a nova geração ter contato com grandes atletas. Além de Robert Scheidt, estarão presentes Martine Grael e Kahena Kunze (campeãs olímpicas da classe 49er FX na Rio/2016), Fernanda Oliveira e Isabel Swan (medalhistas na classe 470 em Pequim/2008) e Torben Grael, coordenador-técnico da equipe brasileira de vela, dono de cinco medalhas em olimpíadas e vice-presidente da Federação Internacional de Vela.

Etapa da Copa do Mundo em Miami (Pedro Martinez / Energy Sailing)

A competição em Porto Alegre serve de seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela em 2017. Os atletas vencedores da IV Copa Brasil e os velejadores Sub 23 mais bem classificados em suas classes, passarão a fazer parte do plano de investimento da CBVela para participação nas principais competições internacionais deste ano, sendo constantemente analisados no Programa de Desenvolvimento Individual de Atletas durante todo o ciclo olímpico, até Tóquio 2020.

Início promissor – Em sua primeira grande competição na classe 49er, Robert disputou a etapa de Miami da Copa do Mundo de Vela em janeiro. E conseguiu o 16º lugar na disputa que reuniu 26 barcos com os melhores iatistas do planeta. Antes, disputou a Miami Mid Winters, conseguindo 11º lugar no campeonato que envolveu 17 competidores. Após a disputa da Copa Brasil, a dupla Scheidt/Borges pretende investir mais tempo em treinamento, desta vez na Europa, a partir de abril.

Maior atleta olímpico brasileiro

Cinco medalhas:

Ouro: Atlanta/96 e Atenas/2004 (ambas na classe Laser)

Prata: Sidney/2000 (Laser) e Pequim/2008 (Star)

Bronze: Londres/2012 (Star)

176 títulos – 86 internacionais e 90 nacionais, incluindo a Semana Internacional do Rio, o Campeonato Brasileiro de Laser e a etapa de Miami da Copa do Mundo, todos em 2016.

Laser
Onze títulos mundiais – 1991 (juvenil), 1995, 1996, 1997, 2000, 2001, 2002*, 2004 e 2005 e 2013

*Em 2002, foram realizados, separadamente, o Mundial de Vela da Isaf e o Mundial de Laser, ambos vencidos por Robert Scheidt

Três medalhas olímpicas – ouro em Atlanta/1996 e Atenas/2004, prata em Sydney/2000
Star
Três títulos mundiais – 2007, 2011 e 2012*

*Além de Scheidt e Bruno Prada, só os italianos Agostino Straulino e Nicolo Rode venceram três mundiais velejando juntos, na história da classe
Duas medalhas olímpicas – prata em Pequim/2008 e bronze em Londres/2012
Mais informações: 

Site: www.robertscheidt.com.br

Twitter: @robert_scheidt

Facebook: Robert Scheidt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo